Mais

O sonho europeu mais próximo de se tornar realidade: Manchester City vence Bayern (3-0)

Bernardo Silva fez o segundo golo do Manchester City
Bernardo Silva fez o segundo golo do Manchester CityOpta by Stats Perform, AFP
Exibição imponente do conjunto inglês encaminhou a presença nas meias-finais. Desde a final da Liga dos Campeões, em 2021 que Thomas Tuchel não consegue dar a volta a Pep Guardiola.

O Manchester City recebeu e venceu o Bayern (3-0), na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Rúben Dias e Bernardo Silva foram titulares na equipa da casa, João Cancelo foi suplente no regresso ao Etihad e entrou no segundo tempo perante um coro de assobios.

Sem uma referência ofensiva – Choupo-Moting está lesionado e ficou em Munique – e com Muller e Sadio Mané no banco, Thomas Tuchel inovou com uma frente de ataque móvel, sem posições definidas, mas deu-se mal e raramente o Bayern conseguiu incomodar um Manchester City que aos poucos foi agarrando o controlo do jogo e asfixiando o gigante bávaro.

As escolhas dos dois treinadores
As escolhas dos dois treinadoresFlashscore

Um domínio ficou mais palpável com um momento fantástico do inesperado Rodri. Aos 28 minutos, o médio espanhol tirou um adversário do caminho, fez mira e colocou, de pés esquerdo, a bola fora do alcance de Sommer. Uma bela forma para se estrear a marcar na principal competição europeia de clubes.

Até ao intervalo, Sommer ainda teve de se aplicar, quando aos 34 minutos travou, com o pé esquerdo um remate à queima de roupa de Gundogan. Isto depois de ter caído desamparado num lance que disputou nas alturas com Grealish.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Reveja aqui as principais incidências da partida

O intervalo parece ter feito bem ao Bayern. Mais assertivo, o conjunto bávaro fez o primeiro remate aos 48 minutos, por Sané que viu Ederson aplicar-se. O mesmo duelo viria a suceder-se cinco mais tarde e com o mesmo resultado: o guarda-redes brasileiro mostrou reflexos atentos.

Foi o canto do cisne do Bayern e o início de uma exibição de gala do Manchester City que colocou a nu toda a fragilidade do grande dominador do futebol alemão. E neste mundo encantado que Guardiola consegue muitas vezes montar tudo é permitido, até mesmo lances que imaginados antes do apito inicial seriam estranhos.

Vejamos o do segundo golo: Upamecano perdeu a bola perante a pressão de Jack Grealish, Haaland apareceu na esquerda e cruzou para Bernardo Silva (70 minutos) aparecer na área de cabeça.

Mas depois de assistir, Haaland não queria deixar de ser protagonista. Prestes a somar a primeira vitória na carreira contra o Bayern, o avançado norueguês quis dar outro brilhantismo com um golo para os livros dos recordes: Aos 76 minutos aproveitou um cabeceamento de Stones para aparecer a finalizar na área. 45.º golo esta época em todas as competições (11 na Liga dos Campeões), um feito inédito ao serviço de um clube da Premier League.

O Manchester City segue em vantagem para a Alemanha, onde o Bayern vai ter uma tarefa muito complicada para dar a volta à eliminatória. Dois anos depois de ter perdido a final, a equipa de Pep Guardiola volta a ter motivos para sonhar com a conquista da prova milionária.

O resultado da partida
O resultado da partidaFlashscore