O Eintracht Frankfurt reagiu à prolongada crise desportiva e dispensou o treinador Dino Toppmöller com efeitos imediatos. O clube de Hesse comunicou a decisão este domingo, menos de 48 horas após o dececionante empate 3-3 no terreno do Werder Bremen.
No sábado, a direção liderada pelo diretor desportivo Markus Krösche terá realizado uma reunião de crise. O Eintracht Frankfurt iniciou o novo ano com apenas dois pontos em três jogos, tendo sofrido nove golos.
Alex Meier entre os interinos
Para já, os treinadores da equipa sub-21, Dennis Schmitt, e dos sub-19, Alexander Meier, vão assumir o comando de forma interina. O treinador Dennis Schmitt terá o papel principal nesta fase.
Na Liga dos Campeões, a equipa desloca-se ao Azerbaijão para defrontar o Qarabag na quarta-feira (17:45).
"Dennis Schmitt e Alexander Meier estão prontos para assumir a responsabilidade pelo Eintracht Frankfurt nesta fase exigente", afirmou Krösche: "Isso permite-nos ganhar o tempo necessário para encontrar uma solução definitiva para o cargo de treinador."
Krösche elogiou Toppmöller na despedida: "Valorizamos muito a sua competência técnica, o seu profissionalismo, o seu rigor no trabalho e a forma como lidou com o grupo, mas a direção chegou à conclusão de que, devido à evolução negativa das últimas semanas, precisamos de um novo impulso desportivo. Nesta época, não conseguimos corresponder ao nosso objetivo de praticar um futebol dinâmico, agressivo e compacto, como é exigido ao Eintracht Frankfurt."
Segunda defesa mais batida da Bundesliga
Toppmöller nunca conseguiu resolver os graves problemas defensivos ao longo da época; 39 golos sofridos em 18 jornadas são números mais típicos de uma equipa em risco de despromoção do que de um candidato às competições europeias. No total, o Eintracht venceu apenas um dos últimos nove jogos oficiais, colocando em risco o objetivo mínimo de garantir presença nas provas europeias.
Na Taça, o Eintracht Frankfurt já foi eliminado na 2.ª ronda e, também na Liga dos Campeões, pode ficar pelo caminho ainda em janeiro.

"Teria gostado muito de continuar a trabalhar com este grupo e de enfrentar os desafios que se colocam. Mas aceito a decisão", afirmou Toppmöller: "É pena não podermos continuar juntos."
Toppmöller assumiu o comando técnico em julho de 2023, sucedendo a Oliver Glasner, com contrato até 2028. Na sua época de estreia, levou a Eintracht Frankfurt ao sexto lugar da Bundesliga e, no ano seguinte, alcançou o terceiro posto, garantindo pela primeira vez o apuramento para a Liga dos Campeões através da Bundesliga.
No entanto, após um bom início, a equipa entrou numa acentuada quebra de rendimento esta temporada, que Toppmöller já não conseguiu travar.
Xabi Alonso e Roger Schmidt apontados
Segundo o Bild, Xabi Alonso, demitido do Real Madrid esta semana, é o favorito do diretor desportivo do Eintracht, Markus Krösche, numa lista de candidatos que também inclui Marco Rose e Roger Schmidt, antigo treinador do Benfica. Ambos encontram-se sem clube: no caso de Marco Rose, desde março de 2025, quando deixou o RB Leipzig, sem chegar a completar a terceira temporada. Já Roger Schmidt está afastado dos bancos desde que foi despedido pelo Benfica, no início de 2024/25.
Edin Terzic é ainda mencionado como outra hipótese. Recorde-se que o treinador germano-croata está sem clube desde que abandonou o Borussia Dortmund, no fim de 2023/24, logo depois de levar o emblema alemão à final da Liga dos Campeões, onde caiu diante do Real Madrid.
