As formações lusas arrancaram para a fase regular das três competições em grande desvantagem face aos neerlandeses, na pontuação (menos 4,400 pontos) e no número de equipas (quatro contra seis), mas conseguiram uma notável recuperação.
Concluída a fase de liga das três competições, Portugal é sexto classificado na tabela a cinco anos, que determina o ranking, ao somar 69,266 pontos, e ainda tem quatro equipas para pontuar, contra os 66,595 dos neerlandeses, que já só têm uma.
Em 32 jogos na fase de liga, as equipas lusas somaram 18 vitórias, mais cinco empates e nove derrotas (51-35 nos golos), enquanto as formações neerlandesas só conseguiram 11 triunfos, apesar de terem disputado 46 encontros, nos quais ainda registaram cinco igualdades e 30 desaires (53-88).
Com esta prestação, Portugal segue num sensacional segundo lugar na tabela de 2025/26, com 16,600 pontos, apenas atrás da Inglaterra, e à frente de Alemanha, Espanha, Itália e França, mantendo quatro equipas em prova, três já nos oitavos.
Na Liga dos Campeões, o Sporting imiscuiu-se entre os gigantes, ao ser sétimo colocado, e está já nos oitavos, enquanto o Benfica logrou a 24.ª e última vaga no play-off de acesso aosoitavos, graças a um golo do guarda-redes Trubin aos 90+8 minutos do confronto caseiro com o Real Madrid (4-2).
Quanto à Liga Europa, o FC Porto, quinto classificado, e o SC Braga, sexto, ambos com 17 pontos, também já estão, como os verde e brancos, nos oitavos de final.
Em contraste com a grande época global das equipas lusas, os neerlandeses estiveram desastrados, nomeadamente na Liga dos Campeões, com o PSV Eindhoven (28.º) e o Ajax (32.º), batido em casa pelo Benfica (0-2), a tombarem na fase de liga.
Na Liga Europa, o cenário foi o mesmo, com a queda de Go Ahead Eagles (28.º classificado), Feyenoord (29.º) e Utrecht (34.º), que, em conjunto, só ganharam quatro jogos, em 24.
A única boa notícia veio do AZ Alkmaar, que conseguiu o 14.º lugar na Liga Conferência, a terceira competição da UEFA, e vai disputar o play-off de acesso aos oitavos, face aos arménios do Noah.
Feitas as contas, os neerlandeses somaram apenas 8,645 pontos, no 13.º lugar da época, foram ultrapassados pelos portugueses e só têm uma equipa para pontuar até ao final, ainda com a desvantagem de os resultados lusos valerem mais.
Os pontos somados pelas equipas lusas dividem por cinco (0,4 por vitória e 0,2 por empate), o número de formações com que Portugal arrancou para a época 2025/26 – o Santa Clara caiu nas eliminatórias da Liga Conferência -, enquanto os das formações neerlandeses dividem por seis (0,333 e 0,166).
Desta forma, Portugal, que já sabe que ainda só terá duas equipas na Champions em 2026/27, vai recuperar uma terceira em 2027/28.
