Ranieri anunciou a sua retirada no final da época passada, depois de ter evitado a despromoção com o Cagliari, mas não resistiu à chamada da Roma, o clube onde começou a sua carreira.
"Dei o meu melhor. O futebol é a minha vida, mas chega o momento de dizer basta", disse Ranieri na segunda-feira, depois de receber um prémio "Inside the Sport" pela sua carreira.
"Disse-o no Cagliari, com o coração, e todos acreditaram em mim, incluindo a minha mulher, até que a Roma telefonou", lembrou.
Em novembro, Ranieri tornou-se o terceiro treinador da Roma nesta temporada, com o clube na metade inferior da tabela.
A sua terceira passagem pela Roma começou com três derrotas em quatro jogos da Serie A, mas desde então a sua equipa está invicta na liga, uma série de 18 jogos que remonta a dezembro.
Ranieri nunca ganhou um título da Serie A, mas olhando para a forma da Roma desde que ele assumiu o comando, poderia muito bem estar envolvido na corrida pelo Scudetto se o clube o tivesse contratado mais cedo.
Desde que Ranieri assumiu o comando, e apesar do início pouco auspicioso, apenas um clube superou a marca de 47 pontos da Roma, com o líder Nápoles à frente dessa marca por um ponto.
A Roma está invicta na Serie A desde 2025 e, nesse período, nenhuma outra equipa se aproximou da sua forma, com a segunda melhor equipa, o Nápoles, a somar menos sete pontos.

Quando Ranieri, que também dirigiu equipas como Chelsea, Atlético de Madrid e Juventus, substituiu Ivan Juric, a Roma estava a 12 pontos dos quatro primeiros classificados, mas agora, em sexto lugar, está a apenas dois pontos de uma vaga na Liga dos Campeões.
Dada a atual forma da Roma, Ranieri, que levou o Leicester City à conquista do título da Premier League, poderá conseguir mais um milagre antes de se retirar, pelo menos da gestão, enquanto se prepara para uma nova função no clube.
"Eu disse que sim, por um ano como treinador e depois como conselheiro sénior, nem sei bem o que isso é", disse Ranieri.

A quatro jogos do fim do campeonato, a Roma recebe a Fiorentina no domingo, antes de terminar a época contra a Atalanta, o AC Milan e o Torino.