Real Madrid afina dupla Mbappé-Vinícius para o play-off frente ao Benfica

Mbappé em ação pelo Real Madrid
Mbappé em ação pelo Real MadridANGEL MARTINEZ / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

O astro francês Kylian Mbappé está prestes a regressar ao Real Madrid para o embate do play-off da Liga dos Campeões frente ao Benfica, na terça-feira, depois de ter descansado no fim de semana.

Siga o Benfica - Real Madrid com o Flashscore

A disponibilidade do melhor marcador e jogador da equipa da capital espanhola nesta época é uma excelente notícia para o treinador Alvaro Arbeloa, mas levanta a questão se os merengues perdem demasiado equilíbrio quando tanto ele como o extremo brasileiro Vinicius Junior alinham juntos no ataque.

Esse problema agrava-se ainda mais quando Jude Bellingham está disponível, mas o internacional inglês está lesionado e não vai jogar contra a equipa de José Mourinho em Lisboa.

Os três craques alinharam pelo Real Madrid na fase de grupos frente ao Benfica no final de janeiro, quando o conjunto blanco sofreu uma derrota pesada por 4-2, que os deixou a disputar um play-off contra os mesmos adversários.

Acompanhe o relato no site ou na aplicação
Acompanhe o relato no site ou na aplicaçãoFlashscore

Mbappé bisou nesse jogo e é o melhor marcador da Liga dos Campeões, com 13 golos.

No entanto, o Real Madrid foi dominado e desmantelado pela equipa de Mourinho, que garantiu o seu lugar no play-off graças ao impressionante cabeceamento do guarda-redes ucraniano Anatoliy Trubin aos 90+8 minutos.

Com Mbappé no banco, sem ser utilizado frente à Real Sociedad no sábado devido a desconforto no joelho, Vinicius destacou-se enquanto a equipa de Arbeloa venceu confortavelmente por 4-1 no Santiago Bernabeu. O brasileiro conquistou e converteu dois penáltis numa das suas melhores exibições de uma época irregular.

"Desde que cheguei, ele tem feito jogos a um nível muito elevado... é um jogador que vai além das estatísticas, pela forma como consegue mudar um jogo, condicionar adversários, pelo número de jogadores que consegue atrair. É um dos melhores do mundo e é um privilégio treiná-lo", afirmou Arbeloa.

Como principal avançado do Real Madrid frente à Real Sociedad e com muito espaço para atuar, Vinicius deixou a sua marca no jogo.

No entanto, vai ter de partilhar o protagonismo com Mbappé no Estádio da Luz do Benfica.

"(Mbappé) está muito bem. Obviamente, tem lidado com estes pequenos problemas há algum tempo nesta época. Está a fazer um grande esforço sempre que entra em campo, e decidimos não arriscar para que esteja pronto para começar o jogo na terça-feira. Assim será", disse Arbeloa.

Questão fundamental

Arbeloa deixou claro, desde que substituiu Xabi Alonso no comando em janeiro, que pretende apostar nas estrelas do Real Madrid sempre que estejam disponíveis.

A política de rotação de Alonso e a tentativa de meritocracia não agradaram a alguns dos craques do Real Madrid, e a estratégia de Arbeloa de mantê-los satisfeitos, inspirada no manual do antigo treinador Carlo Ancelotti, parece estar a funcionar razoavelmente bem até agora.

A forma de Vinicius melhorou significativamente desde a chegada de Arbeloa, após uma longa seca de golos que marcou o período de Alonso no comando.

No entanto, Ancelotti também não conseguiu resolver o problema e, apesar da enorme qualidade de Mbappé, Vinicius, Bellingham e companhia poder ajudar o Real Madrid a superar a maioria das equipas, também podem ser facilmente surpreendidos por adversários bem preparados.

A aposta galáctica do Madrid entre 2000 e 2006 terminou mal, com estrelas como Luís Figo, David Beckham e Ronaldo a conquistarem poucos troféus pelo clube.

Mbappé e Vinicius pelo menos afirmaram que gostam de jogar juntos, e encaixam melhor agora do que nos primeiros meses após a chegada do francês na época passada, quando ocupavam frequentemente zonas semelhantes.

No entanto, como nenhum deles aprecia particularmente pressionar ou cumprir tarefas defensivas, isso dificulta a vida ao resto da equipa atrás deles.

Depois de vencer a Real Sociedad, o médio Fede Valverde elogiou a determinação da equipa.

"Todos trabalharam muito... percebeu-se que estávamos a defender como equipa durante todo o jogo", disse Valverde.

Se vão conseguir repetir isso frente ao Benfica na terça-feira, e contra outros adversários de topo no futuro, com Vinicius e Mbappé juntos na equipa, é a questão fundamental que ainda está por responder.