Rosenior sobre o caso Vini-Prestianni: "É perturbador"

Rosenior, treinador do Chelsea
Rosenior, treinador do ChelseaREUTERS

O treinador do Chelsea, Liam Rosenior, falou antes do confronto deste fim de semana com o Burnley.

Acompanhe as incidências da partida

Rosenior venceu oito dos 11 jogos ao comando dos blues até agora, depois de ter sucedido a Enzo Maresca. No entanto, espera conseguir um resultado melhor esta semana, depois do empate frente ao Leeds United na Premier League na última jornada. O Burnley ocupa a penúltima posição da tabela e chega a este encontro após ter sido surpreendido na Taça de Inglaterra pelo Mansfield Town.

O racismo está generalizado

Falando primeiro sobre o alegado racismo dirigido a Vinicius Junior por parte de Prestianni na Liga dos Campeões, Rosenior afirma que a situação é perturbadora e que se trata de um problema que vai muito além do futebol, estendendo-se à sociedade em geral.

"É perturbador. É sempre importante ter contexto. O que posso dizer é que qualquer forma de racismo na sociedade, não apenas no futebol, é inaceitável. Não posso comentar um incidente que está a ser investigado. O que posso afirmar é que, quando se vê um jogador tão afetado como o Vinicius Jr ficou, normalmente há um motivo para tal."

Sobre o racismo na sociedade: "Existe muita divisão. Há muitas pessoas nos meios de comunicação que fazem juízos de valor sobre os outros, sobre o seu comportamento ou sobre quem são, com base na sua orientação sexual, no país de onde vêm, na sua religião ou na cor da sua pele".

"Acho que é um debate muito mais amplo do que apenas o futebol. Considero que as pessoas deviam ser muito mais responsabilizadas do que são atualmente, seja nas redes sociais, seja na imprensa, para garantir que estas situações sejam erradicadas, porque todos deviam ser avaliados de forma igual, tendo em conta o seu caráter."

Rosenior apoia Delap

De seguida, as questões centraram-se no avançado Liam Delap, que marcou apenas dois golos em 23 jogos, tendo o último sido numa derrota por 2-1 frente ao Fulham no início de janeiro. Rosenior defendeu o jogador de 23 anos, sublinhando que ele oferece muito mais do que golos.

"É a primeira coisa que procuro nos meus avançados; jogadores que contribuem para vencermos jogos de futebol. Todos os avançados querem marcar golos, é por isso que jogam, mas o Liam defende na frente de forma excecional, tal como o João. Se olharmos para a maioria dos jogadores e para as suas carreiras, normalmente é na segunda época que se destacam. Ele teve algumas lesões. Estou muito satisfeito com o João e o Liam. O Marc Guiu tem estado muito bem e isso tem de continuar para conseguirmos ter sucesso."

Terry e James mantêm contacto

Passando do Delap, Rosenior abordou o tema Reece James, admitindo que este tem mantido conversas regulares com a lenda do clube John Terry ao longo desta época.

"Sem dúvida (é ótimo que o Terry e o James estejam a falar). O John é uma lenda do clube. Com a experiência que tem, é fantástico para o Reece poder aprender com ele. Pode-se aprender com qualquer pessoa, mas aprender com quem já passou por isso e teve sucesso, é a melhor forma."