Recorde as incidências da partida
Courtois saiu de Anfield insatisfeito pela derrota do Real Madrid. Mas o Real Madrid saiu aliviado por contar com Courtois na baliza. Sem mais uma exibição monumental do belga, estaríamos a falar de um pesadelo histórico para o clube. Mas fazer milagres é o quotidiano daquele que muitos, ainda mais convencidos após o 1-0 do Liverpool, já consideram não só o melhor guarda-redes do mundo, mas da história.
Deixando de lado as opiniões, os números falam objetivamente das façanhas de Thibaut Courtois. E não se trata apenas do número de intervenções, mas também da dimensão dos adversários e dos jogos. Um dado relevante após a sua última exibição é claro: nove dos 14 encontros com mais defesas na carreira do guardião foram em noites de Champions.
"Esteve incrível. Fez-nos recordar a final de 2022 e os maus momentos que vivemos lá", relatou Van Dijk no final do duelo. E de facto, as suas oito intervenções neste jogo ficaram apenas a uma daquela inesquecível final da Liga dos Campeões.

No total, são três partidas contra os reds que figuram no seu topo de jogos com mais intervenções, variando entre sete e as 10 que conseguiu frente ao Pachuca no último Mundial de Clubes e contra o Alavés no final da temporada 23/24.
Quase quatro defesas de média na Liga dos Campeões
Outras noites memoráveis também se escrevem em contexto de Champions: as nove defesas frente ao Manchester City na segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões e outras tantas contra o PSG na primeira mão dos oitavos, todas decisivas para os milagres protagonizados pela equipa de Ancelotti nessas eliminatórias antes de vencer o Liverpool na final.
Até ao momento, o guarda-redes do Real Madrid soma 22 golos evitados nas quatro primeiras jornadas desta Champions, uma média superior a cinco por jogo, ultrapassando inclusive a da lendária edição 21/22 (4.84). Frente à Juventus realizou seis num duelo fascinante com Di Gregorio; foram quatro contra o Olympique de Marselha e Kairat Almaty, apesar da vitória.
No total, Thibaut Courtois contabiliza 251 defesas na Champions League com a camisola merengue em 64 jogos. A sua média de quase quatro (3.92) é altamente significativa, tendo em conta o emblema que representa.
A quem mais dores de cabeça causou foi ao Barcelona, contra quem somou um total de 61 intervenções de golo (em 17 jogos). No entanto, em termos de média, o título de mais frustrado pertence ao Manchester City, que o viu evitar 39 golos em oito partidas, quase cinco por cada confronto.
Na Champions, como guarda-redes do Real Madrid, o pódio de vítimas do belga fala inglês: 39 defesas frente ao City, 32 contra o Liverpool (sete jogos) e 23 diante do Chelsea (em seis). O PSG, outro campeão europeu, surge a seguir na lista, com 17 intervenções em quatro duelos.
Os jogos de Courtois com mais defesas
10 vs. Pachuca (2025, Mundial de Clubes)
10 vs. Alavés (2024, LaLiga)
Nove vs. Villarreal (2025, LaLiga)
Nove vs. Liverpool (2022, Champions)
Nove vs. Manchester City (2022, Champions)
Nove vs. PSG (2022, Champions)
Oito vs. Liverpool (2025, Champions)
Oito vs. Brasil (2018, Mundial)
Sete vs. Atlético de Madrid (2025, Champions)
Sete vs. Athletic (2023, LaLiga)
Sete vs. Celtic (2022, Champions)
Sete vs. Manchester City (2020, Champions)
Sete vs. Manchester City (2020, Champions)
Sete vs. Liverpool (2018, Champions)
