Mais

Três vitórias seguidas no Emirates: Continuará a tragédia grega do Arsenal?

Pierre-Emerick Aubameyang, do Arsenal, leva as mãos à cabeça após desperdiçar uma oportunidade nos instantes finais em 2020
Pierre-Emerick Aubameyang, do Arsenal, leva as mãos à cabeça após desperdiçar uma oportunidade nos instantes finais em 2020Andrew Rowland, PRiME Media Images / Alamy / Profimedia

O Arsenal recebe o Olympiacos na 2.ª jornada da Liga dos Campeões, na noite desta quarta-feira, numa partida em que os Gunners procuram vingar-se da equipa grega, que os derrotou em Inglaterra nas suas últimas três visitas.

O Arsenal regressa à Liga dos Campeões duas semanas depois de ter iniciado a campanha com uma vitória convincente por 2-0 frente ao Athletic Bilbao, graças aos golos de Martinelli e Trossard.

Os ingleses recebem o Olympiakos no seu segundo jogo da Fase de Liga, um duelo que em tempos foi tranquilo para os Gunners, mas que se transformou recentemente num autêntico pesadelo, com os londrinos a somarem três derrotas consecutivas em casa frente à formação grega.

Antes desta série negativa, a equipa do Emirates nunca tinha perdido em casa frente a um adversário grego, somando seis vitórias e dois empates até então: três triunfos e um empate frente ao Panathinaikos, um empate diante do PAOK e três vitórias sobre o Olympiakos.

No entanto, a sorte esgotou-se para o Arsenal a 29 de setembro de 2015, quando os Gunners sofreram uma inesperada derrota por 2-3 na fase de grupos da Liga dos Campeões, no Emirates.

Pardo inaugurou o marcador para os visitantes antes de Walcott restabelecer a igualdade. Contudo, um autogolo de Ospina ainda antes do intervalo voltou a dar vantagem aos gregos.

Alexis Sánchez empatou na segunda parte, mas apenas um minuto depois Finnbogason marcou o terceiro e garantiu o triunfo dos visitantes.

Passaram cinco anos até que o Olympiakos voltasse a visitar o Arsenal no norte de Londres. A equipa grega voltou a vencer em solo inglês, desta vez garantindo a qualificação para os oitavos de final da Liga Europa 2019/20.

Um golo de Cissé foi suficiente para levar o jogo para prolongamento, já que os Gunners tinham vencido por 1-0 na Grécia.

Quando parecia que o empate de Aubameyang aos 113 minutos seria suficiente para garantir o empate e a passagem à ronda seguinte, El-Arabi marcou aos 120 minutos, selando o 2-1 e a qualificação para os oitavos de final, graças aos golos fora.

Um ano depois, o pesadelo repetiu-se a 18 de março de 2021, no Emirates, embora com um desfecho feliz.

El-Arabi colocou os visitantes em vantagem após o intervalo, mas os Gunners conseguiram garantir a presença nos quartos de final da Liga Europa, pois tinham vencido por 3-1 na primeira mão na Grécia, pelo que uma derrota tangencial frente aos gregos não foi suficiente para os eliminar.

O Arsenal volta agora a receber o Olympiakos, que tem sido um verdadeiro pesadelo nas suas recentes deslocações ao norte de Londres, uma sequência que a equipa de Mikel Arteta terá de travar se quiser garantir a segunda vitória consecutiva nesta Liga dos Campeões 2025/26.

Siga o Arsenal-Olympiakos no Flashscore