Mais

Uma bota complicada de calçar: Sporting tenta feito inédito em Itália

Gatti festeja diante do Sporting
Gatti festeja diante do SportingSOPA Images / Sipa Press / Profimedia

Na 20.ª visita a Itália, o Sporting tenta conquistar a primeira vitória em terras transalpinas. No século XXI só conseguiu dois empates.

Siga o Juventus – Sporting com o Flashscore

Por vicissitudes da nova Liga dos Campeões, o Sporting viaja até Itália pela segunda vez nesta edição da prova milionária. Depois da derrota com o Nápoles, na segunda ronda da fase principal, os bicampeões nacionais vão para norte, onde medem forças com a Juventus, na quarta jornada.

E esta tem sido uma bota difícil de calçar para os leões. O duelo em Turim será o 20.º jogo oficial dos leões no país transalpino com o saldo a ser manifestamente negativo: 14 derrotas e cinco empates. É o país que o Sporting mais visitou e um dos dois das Big 5 em que ainda não conseguiu vencer – a par de Espanha.

A Atalanta foi a primeira equipa a receber o Sporting em Itália, na primeira ronda da Taça das Taças de 1963/64 e é o adversário que mais vezes defrontou os leões. Foram quatro, com três triunfos (2-0 em 1963, 2-0 nos quartos da Taça dos Vencedores das Taças de 1988 e 2-1 nos oitavos de final da Liga Europa em 2024), com um empate (1-1, na fase de grupos da Liga Europa em 2024).

Além de Bérgamo, os leões conseguiram mais quatro empates: dois em Florença (1-1 na segunda eliminatória da Taça das Cidades com Feiras e o mesmo resultado no play-off de acesso à Champions de 2009/10), um em Nápoles (0-0, na primeira ronda da Taça UEFA de 1989/90, com derrota nos penáltis) e outro em Bolonha (1-1, nos quartos da Taça UEFA de 1990/91).

Turim de más memórias

A Juventus é um de dois adversários italianos que o Sporting defrontou pelo menos duas vezes e perdeu sempre. E os encontros com a Vecchia signora estão bem presentes na memória leonina.

O primeiro aconteceu em 2017, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Na terceira jornada, os leões chegaram a estar em vantagem, com um autogolo de Alex Sandro, mas permitiram a reviravolta, com Mandzukic a marcar o golo do triunfo italiano aos 84 minutos. Na altura foi a segunda derrota consecutiva dos homens de Jorge Jesus, que vinham do desaire na receção ao Barcelona.

Oiça o relato no site ou na app
Oiça o relato no site ou na appFlashscore

Em abril de 2023, o Sporting chegou aos quartos da Liga Europa após eliminar o Arsenal. A confiança reinava na visita a Turim e pese embora o maior domínio dos homens de Ruben Amorim, Gatti, aos 73’ decidiu a partida a favor da Juventus. Um golo fulcral, já que uma semana depois o duelo em Alvalade terminaria empatado a uma bola.

Depois de em 2022 ter quebrado o borrego e alcançado uma inédita vitória na Alemanha, ao bater o Eintracht Frankfurt na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Sporting procura agora outro triunfo histórico em Itália.

Adversários italianos que o Sporting visitou:

Atalanta – 4 jogos (dois empates e duas derrotas)

Inter 3 jogos (três derrotas)

Juventus – 2 jogos (duas derrotas)

Nápoles – 2 jogos (um empate e uma derrota)

Fiorentina 2 jogos (um empate e uma derrota)

Bolonha – 2 jogos (um empate e uma derrota)

Lazio 1 jogo (uma derrota)

Udinese 1 jogo (uma derrota)

AC Milan1 jogo (uma derrota)

Roma 1 jogo (uma derrota)