Mais

Virgil van Dijk aconselha Liverpool a "manter o ritmo" após vitória sobre o Real Madrid

Virgil van Dijk, capitão do Liverpool
Virgil van Dijk, capitão do LiverpoolCARL RECINE / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

O capitão do Liverpool, Virgil van Dijk, afirmou que os campeões ingleses devem construir a partir da defesa, depois de realizarem a melhor exibição da época, ao vencerem o Real Madrid por 1-0 na Liga dos Campeões, esta terça-feira.

Recorde as incidências da partida

Antes do triunfo por 2-0 frente ao Aston Villa, no sábado, o Liverpool tinha perdido seis dos últimos sete jogos e estava há dez partidas sem conseguir manter a baliza inviolada.

O Real Madrid chegou a Merseyside com um registo goleador impressionante, mas teve poucas oportunidades, já que o guarda-redes Thibaut Courtois evitou um resultado embaraçoso para os campeões europeus por quinze vezes.

"É fácil dizer agora porque vencemos duas vezes seguidas. Num mundo de caos, é preciso manter a calma e ter perspetiva das coisas", afirmou Van Dijk.

"Todos sabemos como funciona o futebol – tudo pode mudar de um dia para o outro", acrescentou.

Arsenal lidera diante do Liverpool, com sete pontos de vantagem no topo da Premier League, e também venceu os quatro primeiros jogos da Liga dos Campeões, graças a uma sequência de oito jogos sem conceder golos.

O Liverpool terá mais um grande desafio na defesa do título no domingo, quando Van Dijk defrontar Erling Haaland, do Manchester City, Erling Haaland, que já marcou 26 golos esta época entre clube e seleção.

"Vê-se que o Arsenal está imparável neste momento, e isso deve-se às balizas invioladas e ao facto de não concederem oportunidades", afirmou Van Dijk.

"Temos qualidade para causar problemas a qualquer adversário em contra-ataque – tudo começa na defesa. Hoje viu-se o trabalho árduo. Temos de continuar. Domingo será mais um teste difícil", acrescentou.

O treinador do Liverpool, Arne Slot, destacou a importância do regresso a Anfield para a melhoria da equipa na última semana.

Das seis derrotas dos Reds esta época, apenas duas aconteceram em casa, uma das quais quando Arne Slot apostou numa equipa bastante alterada frente ao Crystal Palace na Taça da Liga, na semana passada.

"Ajuda poder jogar perante estes adeptos e defrontar o Real Madrid, porque acredito que isso faz com que os meus jogadores e os nossos adeptos estejam no seu melhor", disse Slot.

"Uma grande exibição contra uma equipa que só perdeu uma vez em toda a época. Talvez pudesse ter sido um pouco mais", acrescentou.

Trent Alexander-Arnold foi recebido de forma hostil no regresso a Anfield, ao entrar como suplente tardio do Real Madrid.

O internacional inglês já foi ídolo da massa adepta do Liverpool, depois de conquistar sete grandes troféus ao serviço do clube da sua cidade natal.

Conor Bradley tem tido dificuldades em afirmar-se como sucessor de Alexander-Arnold na lateral direita, num início de época inconsistente.

Mas o norte-irlandês esteve em grande plano ao anular a ameaça de Vinicius Junior, enquanto Van Dijk e Ibrahima Konaté conseguiram travar o prolífico Kylian Mbappé.

"Disse antes do jogo que eles marcaram 26 golos na La Liga, e Mbappe e Vinicius juntos somam 24 contribuições para golo (golos ou assistências)", afirmou Slot.

"Se queremos vencer este jogo, temos de garantir que estes dois não aparecem na lista de marcadores. O Conor esteve excecional. Enfrentar o Vinicius tantas vezes em duelos individuais não é para todos. Ele esteve brilhante hoje", elogiou.