Mais

Xabi Alonso: "Se gostas de futebol, gostas de jogar em Anfield"

Xabi Alonso, treinador do Real Madrid
Xabi Alonso, treinador do Real MadridÓSCAR DEL POZO / AFP

O treinador do Real Madrid, Xabi Alonso, enfrenta um jogo especial em Anfield devido ao seu passado red. Em conferência de imprensa, explica porque é que marcou o penálti na final de Istambul. "No último jogo da Liga, Gerrard cobrou o penálti e falhou. Na semana seguinte, jogávamos a final e o Rafa (Benítez) decidiu que eu era o batedor, ou o Kewell. E quando aconteceu, o Kewell não estava. Rematei, falhei, mas marquei à segunda. E isso mudou a história do Liverpool", recordou.

Siga o Liverpool - Real Madrid no Flashscore

Xabi Alonso analisou a sua passagem pelo Liverpool.

"Influenciou-me muito, não foi uma passagem insignificante. Estive cinco anos com Rafa Benítez, aprendi muito sobre o futebol de elite. Ajudou-me para este momento. E se gostas de futebol, gostas de jogar aqui. Foram anos muito bons. Ajudaram-me como jogador e como treinador. Ainda me lembro de muitas coisas dessa época e servem-me hoje", afirmou.

O treinador guipuzcoano vai tentar viver o seu regresso à distância: "Tento que as emoções não me confundam, quero pensar no jogo. Depois, o que tiver de acontecer, acontecerá. Tento distanciar-me da emoção, faço-o em cada estádio a que volto. Quero estar concentrado no que quero fazer".

No entanto, Xabi Alonso está consciente do que significa um Liverpool-Real Madrid no mundo do futebol.

"Por um lado, é um clássico do futebol europeu, pela história e pelo presente. É um jogo que os adeptos gostam de ver. Trent e eu temos a nossa história aqui. Sabe bem voltar a um lugar onde foste tão querido. Mas vimos para o nosso, para conseguir um bom resultado", explicou.

Mbappé, batedor de penáltis

Por outro lado, o treinador do Real Madrid deixou claro que o batedor de penáltis é Mbappé. "Definimos quem é o batedor, é o Kylian. Depois tomam as decisões. Para amanhã, o primeiro batedor é Mbappé".

Relativamente ao caso Vinícius, considera-o encerrado: "Para mim foi importante que falássemos sobre isso na sexta-feira, ficou bem resolvido. São coisas que podem acontecer, não queremos que se repitam. Ficou resolvido".

Por fim, falou sobre a importância de marcar golos.

"É algo que temos de ter presente. Contra a Juve, o jogo estava equilibrado. Quando tens oportunidade e vês fraqueza, podes somar golos. Com este formato, ainda mais. As equipas mais fortes estão a somar mais nas primeiras jornadas, vão posicionar-se melhor. Estamos a aprender. Se tivermos oportunidade de marcar golos, devemos fazê-lo. Depois o cruzamento é o cruzamento. Se terminares em 9.º, a coisa muda", concluiu Xabi Alonso.