Recorde as incidências da partida
O Tottenham fez uma exibição corajosa para derrotar o Bodo/Glimt por 0-2, dentro do Círculo Polar Ártico, conquistando um triunfo agregado de 5-1 na meia-final. Agora, o clube do norte de Londres está a uma vitória de salvar uma temporada conturbada com o primeiro troféu desde 2008.
Apesar de o Tottenham estar em 16.º lugar e o Manchester United em 15.º na classificação da Premier League, o vencedor em Bilbau será recompensado com um lugar na Liga dos Campeões da próxima temporada.
Postecoglou respondeu ao antigo treinador do Arsenal, Arsène Wenger, na quarta-feira, depois de o francês ter insistido que era errado os vencedores da Liga Europa terem acesso à Liga dos Campeões.
Quando o assunto voltou a ser abordado, após a vitória de quinta-feira no Estádio Aspmyra, o treinador de 59 anos estava preparado.
"Vai chatear muita gente, não vai? O debate está agora ao rubro, o último é que nenhum de nós poderá receber um troféu se ganharmos, vão apenas tirar uma fotografia de equipa porque não somos dignos", disse aos jornalistas.
"Quero dizer, quem é que se importa se estamos a lutar na liga? Porque é que isso é importante? Se é tão fácil chegar a uma final, porque é que nem todos os que ficam entre os três primeiros o fazem? Compreendemos que a nossa forma na liga não tem sido ótima. Compreendemos as dificuldades que temos tido. Muitas delas devem-se à situação em que nos encontrámos. Mas de que forma é que isso diminui o feito de chegar a uma final? Não me interessa quem está a passar por dificuldades e quem não está. Acho que tanto nós como o United merecemos o direito de lá estar", defendeu Postecoglou.
O desempenho do Tottenham na Europa nesta temporada contrasta fortemente com a campanha na Premier League, na qual perdeu 19 vezes em 35 jogos. Na Liga Europa, o clube venceu nove dos 14 jogos disputados, empatou três e perdeu apenas dois.
Tal como na segunda mão dos quartos de final, em casa do Eintracht Frankfurt, em que venceu por 1-0, o Tottenham não se deixou levar pelo estilo arriscado que o tem prejudicado esta época e fez uma exibição de pragmatismo exemplar.
O Bodo/Glimt tinha batido em casa adversários como o FC Porto, o Besiktas e a Lazio para chegar às meias-finais, mas o Tottenham anulou-os de tal forma que a equipa norueguesa não marcou qualquer golo num jogo, pela primeira vez desde outubro.
"Gosto de ganhar. Foi o que fiz durante toda a minha carreira", afirmou Postecoglou, cuja tática foi por vezes vilipendiada pelos especialistas televisivos: "Gosto da forma como os rapazes compreenderam claramente o que precisavam de fazer esta noite."
"O mais importante para nós foi não permitir que eles ganhassem qualquer tipo de ritmo no seu jogo. Nunca permitimos que eles entrassem no nosso campo com qualquer tipo de posse de bola. É um mérito dos rapazes terem percebido qual era a tarefa desta noite", explicou.
Para o Bodo/Glimt, foi uma ponte longe demais, pois não conseguiram tornar-se a primeira equipe norueguesa a chegar a uma final europeia.
"O Tottenham merece-o e foi muito melhor do que nós. Eles são muito bons na pressão; como pressionam muito um contra um e usam o tempo quando precisam de usar o tempo", disse o treinador Kjetil Knutsen.
"Sinto mesmo que não estivemos no jogo", assumiu.