O capitão do Feyenoord, Sem Steijn, criticou duramente os colegas após a derrota por 1-0 frente ao SC Braga, acusando-os de serem “egoístas”.
A equipa neerlandesa ficou muito aquém das expectativas e perdeu em Braga sem oferecer grande resistência, registando apenas cinco remates e sem criar qualquer oportunidade clara de golo.
Visivelmente frustrado, Steijn acabou mesmo por soltar um “F*da-se!” antes de iniciar a entrevista à Ziggo Sport, sem se aperceber de que as câmaras já estavam a gravar.
“Foi simplesmente um jogo muito mau da nossa parte, com pouca energia. Não aproveitámos as poucas oportunidades que tivemos, todos jogaram de forma egoísta, e acabámos por sair derrotados assim”, lamentou o médio.
Questionado sobre o que queria dizer com “egoísta”, o capitão não hesitou: “Cada um está a jogar para si, e acho que precisamos de passar a bola muito mais rápido.”
E prosseguiu: “Precisamos de servir os avançados, e também a mim. Não podemos simplesmente rematar à baliza. Temos de trabalhar juntos para alcançar resultados. Isso começa com esforço, competição, dar oportunidades uns aos outros e fazer tudo em conjunto. Hoje isso não aconteceu.”
Steijn, que se mostrou inconformado por várias vezes não receber a bola, admitiu não saber explicar de onde vinha o egoísmo e a falta de energia da equipa.
“É frustração porque estou desmarcado. Dá para ver com o Casper (Tengstedt) e o Cyle (Larin) que, quando se faz a movimentação nas costas da defesa, torna-se perigoso. Tivemos um golo anulado por fora de jogo e, noutra ocasião, acertámos no poste”, concluiu.
"Não foi inteligente"
O treinador Robin van Persie justificou o alegado egoísmo do Feyenoord como uma incapacidade de executar os passes certos a partir do meio-campo.
“O que vi foi que, nas poucas vezes em que fizemos movimentações – e isso aconteceu muito raramente – a bola não saiu da segunda linha, do meio-campo”, explicou.
O antigo ícone da Premier League também foi confrontado com as declarações do capitão Sem Steijn e não gostou do tom utilizado. “Não acho que a escolha de palavras do Sem tenha sido muito feliz neste caso”, afirmou Van Persie.
“Não percebo porque utilizou essa palavra, porque ela implica que se está a tomar uma decisão consciente e diferente. Compreendo que ele queira receber a bola, mas isso não tem a ver com egoísmo. Tem a ver com as decisões que tomamos quando estamos em posse.”