Os Red Devils defrontam a Real Sociedad na quinta-feira, na Reale Arena, num jogo dos oitavos de final, à procura de uma trégua para a sua má forma interna.
Ganhar a Liga Europa daria ao clube um lugar de qualificação para a Liga dos Campeões na próxima época, o que é praticamente impossível de conseguir na Premier League, onde ocupa o 14.º lugar.
"Penso que não é uma coisa crucial para o futuro do clube... (mas seria) uma diferença enorme na nossa época, especialmente porque estamos fora das (outras) taças e numa má posição na liga", disse Ruben Amorim aos jornalistas.
"Se ganharmos a Liga Europa, isso pode mudar muita coisa na forma como as pessoas vêem o treinador", brincou.
Ruben Amorim, que chegou a Old Trafford em novembro, após o despedimento de Erik ten Hag, acredita que os jogadores de grande qualidade continuarão a estar interessados em juntar-se ao Manchester United, mesmo que não consigam garantir o futebol europeu na próxima época.
"O Manchester United pode (almejar) todos os melhores jogadores no futuro, mesmo sem a Liga dos Campeões", afirmou Ruben Amorim.
"Temos de mudar muitas coisas e vamos tentar fazê-lo. Há coisas mais importantes do que ganhar taças neste momento, é essa a minha opinião, mas compreendo que ganhar a Liga Europa pode mudar tudo para a próxima época", assumiu.
Ruben Amorim disse no domingo, depois de o Fulham ter eliminado a sua equipa da Taça de Inglaterra, que o objetivo a longo prazo do United deve ser a conquista do título da Premier League.
"Temos de pensar no clube como um projeto, e não apenas resolver as coisas neste momento", continuou o treinador português.
"Não podemos pensar que se ganharmos a Liga Europa estaremos numa posição fantástica no próximo ano... Estou a tentar mostrar o panorama geral aos nossos adeptos", acrescentou.
O treinador disse que os seus avançados não tiveram sorte nos últimos jogos, com Rasmus Hojlund sem marcar nos seus últimos 18 jogos e Joshua Zirkzee com apenas um golo nos seus últimos 16.
"Há coisas que são difíceis de explicar", disse Amorim.
"Antes do último jogo, tivemos alguns jogos sem oportunidades, criando oportunidades, que é impossível para eles marcarem, é uma coisa de equipa. Mas senti que nos últimos jogos... tivemos oportunidades para marcar e não marcámos, às vezes realmente, é isso", concluiu.
"Grandes favoritos"
O United não poderá contar com Harry Maguire e Manuel Ugarte para o jogo da primeira mão em San Sebastian, depois de terem sofrido pancadas durante a derrota de domingo na Taça de Inglaterra, frente ao Fulham.
Amad Diallo, Kobbie Mainoo e Luke Shaw estão entre os vários outros jogadores indisponíveis no meio da crise de lesões do clube, juntamente com o jovem avançado Chido Obi, que não está inscrito para jogar na Europa.
Entretanto, o treinador da Real Sociedad, Imanol Alguacil, disse não ter a certeza se o médio Martin Zubimendi estará apto para defrontar o United, depois de ter sido retirado durante a derrota por 4-0 para o Barcelona no domingo.
Alguacil considera os Red Devils como o "grande favorito" para vencer a Liga Europa.
"Não concordo com aqueles que dizem que eles vêm aqui num mau momento, têm menos vitórias na liga do que merecem pela forma como jogaram, têm um grande plantel e alguns jogadores de topo", disse Alguacil em conferência de imprensa.
O Manchester United venceu a Liga Europa em 2017 e tem três vitórias na Liga dos Campeões na sua história, enquanto a Real Sociedad nunca chegou a uma final europeia.