Liga dos Campeões: Portugal perde gás na luta pela vaga extra

Mbappé contra Samuel Dahl
Mbappé contra Samuel DahlReuters

Inglaterra distanciou-se e tem praticamente garantida a vaga extra para a próxima edição da Liga dos Campeões. Resta saber quem acompanha

Arsenal, Liverpool, Tottenham, Chelsea e Manchester City qualificaram-se diretamente para os oitavos de final, enquanto o Newcastle está a disputar o play-off na Liga dos Campeões. Na Liga Europa, o Aston Villa garantiu o apuramento direto, enquanto o Nottingham Forest está a disputar a eliminatória dos dezasseis avos. Na Liga Europa, o Crystal Palace está a disputar o playoff.

Isto significa que a Premier lidera de forma destacada o ranking UEFA com 20,958 pontos. Com o primeiro lugar praticamente assegurado, há uma dura luta pelo segundo posto, que dará uma vaga extra para a próxima edição da Liga dos Campeões.

Neste momento, Portugal ocupa a 2.ª posição com 16,600; Alemanha está em 3.ª com 16,500; Espanha em 4.ª com 15,781 e Itália em 5.ª com 15,500. Esta classificação está atualizada com os resultados de terça-feira na Liga dos Campeões, que foram negativos para o futebol italiano, já que a Juventus perdeu 2-5 frente ao Galatasaray e a Atalanta 0-2 diante do Dortmund, embora a Vecchia Signora e a Dea vão jogar em casa os jogos da segunda mão.

Villarreal e Athletic eliminados; Espanha tem 6/8 equipas em competição

A temporada europeia é longa e ainda pode acontecer muita coisa. Qualquer uma destas quatro ligas (Portugal, Alemanha, Espanha e Itália) tem hipóteses de alcançar o segundo lugar do ranking e garantir que o quinto classificado da sua liga aceda à próxima Liga dos Campeões.

Se essa vaga for para a LaLiga, o beneficiado será o Betis, que atualmente ocupa a 5.ª posição na tabela, acompanhando neste momento o Real Madrid, Barcelona, Villarreal e Atlético de Madrid na principal competição continental.

O grande obstáculo do futebol espanhol é que, dos oito clubes que começaram na Europa, apenas seis continuam em prova, já que o Athletic de Bilbao e o Villarreal foram eliminados na fase principal da Liga dos Campeões e não pontuam, mas os resultados dividem-se por oito.

Assim, das boas prestações do Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid (estes dois últimos no play-off) na Liga dos Campeões, do Betis e do Celta (este último no play-off) na Liga Europa e do Rayo Vallecano na Liga Conferência vão depender as possibilidades de colocar cinco equipas na próxima Liga dos Campeões.

Itália 6/7, Alemanha 6/7 e Portugal 4/5

Itália, por exemplo, conta com seis equipas em prova, após a eliminação do Nápoles na fase principal da Liga dos Campeões, atual campeão do Scudetto. Inter, Juventus e Atalanta continuam na Liga dos Campeões (todos no play-off, embora os dois últimos com resultados desfavoráveis na primeira mão), Roma e Bolonha na Liga Europa (os emilianos estão a disputar o playoff) e Fiorentina na Conference League (também no playoff).

A Alemanha também mantém seis das sete equipas que iniciaram a época europeia. Continuam na Liga dos Campeões o Bayern Munique, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen (os dois últimos no playoff), após a eliminação do Eintracht Frankfurt na fase de liga. Na Liga Europa, Friburgo e Estugarda (estes disputam a eliminatória dos dezasseis avos) e na Conference League, o Mainz 05.

Portugal, por sua vez, tem quatro das cinco equipas que começaram a época no Velho Continente. Sporting e Benfica continuam na Liga dos Campeões (os segundos no play-off após perderem na terça-feira 0-1 contra o Madrid) e FC Porto e sc Braga na Liga Europa. O Santa Clara foi eliminado na última pré-eliminatória antes da fase principal da Liga Conferência frente ao Shamrock Rovers.