O Ajax recebe os romanos numa altura em que tem dificuldade em jogar um futebol ofensivo e atrativo. Regularmente, até parece que a equipa do treinador Francesco Farioli nem sequer tenta.
No entanto, os resultados melhoraram bastante em comparação com a época passada, quando o Ajax terminou em quinto lugar na Eredivisie e foi eliminado ingloriamente nos oitavos de final da Liga da Conferência, depois de ter terminado por pouco acima do AEK Atenas no grupo da Liga Europa. Na Taça da época passada, o Ajax foi eliminado pelos amadores do Hércules, que joga no quarto escalão.
Esta época, o conjunto de Amesterdão está novamente a disputar provisoriamente os primeiros lugares do campeonato nacional e da Liga Europa. Na Eredivisie, os Amsterdammers estão em terceiro lugar, a nove pontos do líder PSV. Na Liga Europa, o Ajax é o sexto na tabela, com 10 pontos em cinco jogos.

O tetracampeão da Liga dos Campeões viu muitos jogadores importantes saírem lesionados nas últimas semanas, mas a política de rotação de Farioli significa que também estão a regressar rapidamente. Por exemplo, o capitão Jordan Henderson, Devyne Rensch e Mika Godts estão suficientemente aptos para estarem presentes na quinta-feira na Johan Cruijff Arena.
O trio ainda não estava presente na equipa titular durante a derrota por 2-1 frente ao AZ no passado domingo. Apenas Godts esteve em campo em Alkmaar e foi o responsável pelo único golo da sua equipa. "Eles estão a ir bem", disse o treinador italiano. "Portanto, eles fazem parte do jogo."
Brian Brobbey também parece estar em forma o suficiente para jogar contra os líderes do campeonato. Nas últimas semanas, o rival Wout Weghorst foi o preferido para a posição de avançado. Contra a Lazio, no entanto, Brobbey parece ser o preferido, de acordo com os comentários do treinador.
"Brian nunca esteve tão em forma no seu tempo no Ajax", disse Farioli na conferência de imprensa. "Os dados mostram-no também. Ele pode jogar cada vez mais tempo e em alta intensidade. Todos sabemos como o Brian pode ser decisivo, não preciso de números para isso. Ele pode ocupar muitos adversários, mas temos de ver de perto como o podemos colocar numa posição melhor."
O próprio Brobbey também parece pronto para o encontro com o atual número cinco da Serie A. "Quero mostrar-me novamente amanhã. A Lazio será um bom desafio. Eles têm bons defesas, eu acho", disse Brobbey, que também falou sobre a rotação do seu treinador: "Vai haver muitas mudanças, mas isso tem a ver com o que cada um sente. Eu sinto-me bem. Mentalmente fresco, sim. O treinador fez-me uma apresentação da época passada e da atual. Faço muito mais, olhando para o número de sprints e o número de metros. No início não percebi muito bem, mas ele explicou-me".
