O FC Porto terá a responsabilidade de lutar pelo título da Liga Europa de futebol, após falhar pela segunda época consecutiva o acesso à Liga dos Campeões, situação inédita desde a criação do formato em 1992/93.
Siga a Liga Europa no Flashscore
Depois de uma campanha irregular em 2024/25, na qual caiu no play-off de acesso aos oitavos diante da Roma, o conjunto portista procura fazer jus à sua história na segunda prova europeia, que disputa pela 18.ª vez e já venceu em 2003 (então Taça UEFA) e 2011.
Sem a presença posterior de equipas oriundas da fase final da Liga dos Campeões, como ditaram os novos moldes impostos na última temporada, os dragões podem encarar a competição com ambições legítimas, sendo a Roma o único clube em prova com coeficiente da UEFA superior.
A estreia está marcada para quinta-feira, em Salzburgo (20:00), frente ao vice-campeão austríaco, num duelo em que o favoritismo portista será posto à prova pela irreverência da juventude adversária. Um triunfo no arranque poderá ser decisivo para lançar a campanha.

Para seguir diretamente aos oitavos, será necessário terminar pelo menos na oitava posição. Na época passada, o escocês Rangers ocupou esse posto com 14 pontos, registo facilmente alcancável caso os portistas assegurem vitórias nos quatro jogos em casa, frente a Rangers, Estrela Vermelha, Nice e Malmö, teoricamente mais acessíveis.
Nas deslocações, o adversário mais exigente será o também bicampeão europeu Nottingham Forest, agora orientado por Ange Postecoglou após a saída do português Nuno Espírito Santo, e que investiu fortemente no reforço do plantel para esta época.
Em 2024/25, 11 pontos bastaram para evitar a eliminação, mas os portistas querem escapar ao risco acrescido de um play-off, que na última edição ditou a saída. Para além do aspeto competitivo, evitar mais dois jogos permitirá gerir um plantel pouco profundo e já afetado por nove lesões.

Apesar da ambição europeia, o campeonato nacional – que escapa ao FC Porto há três épocas – continua a ser a prioridade, pelo que Francesco Farioli poderá dosear alguns titulares na fase de liga, onde ainda existe alguma margem de erro.
A fase de liga é composta por oito jornadas: 24 e 25 de setembro (primeira), 02 de outubro (segunda), 23 de outubro (terceira), 06 de novembro (quarta), 27 de novembro (quinta), 11 de dezembro (sexta), 22 de janeiro de 2026 (sétima) e 29 de janeiro (oitava).
Os oito primeiros seguem diretamente para os oitavos de final (12 e 19 de março), enquanto os classificados entre o nono e o 24.º lugar disputam um play-off (19 e 26 de fevereiro). Os quartos realizam-se em 9 e 16 de abril, as meias-finais em 30 de abril e 07 de maio e a final em 20 de maio, no Estádio do Besiktas, em Istambul.