Instalado na zona cimeira da LaLiga após quase um terço da competição, o Real Betis volta a centrar atenções no Velho Continente para disputar a quarta jornada da fase de liga desta Liga Europa.
Depois de uma vitória e dois empates, a equipa de Manuel Pellegrini procura somar três pontos preciosos para alimentar o sonho de terminar no top oito frente ao Olympique de Lyon. O conjunto do Ródano, que partilha com o do Villamarín um dos seus ídolos (Nabil Fekir), apresenta-se como um adversário extremamente exigente, não só pelo momento atual, mas também pelo histórico europeu dos verdiblancos.
Na verdade, os adversários franceses têm sido uma verdadeira dor de cabeça para os béticos, que acumulam uma longa lista de desilusões a nível continental frente a equipas do país vizinho. De facto, em 10 encontros oficiais em fases finais entre a Taça das Feiras e a Taça UEFA (antiga designação da Europa League), o Betis só conseguiu vencer dois... e ambos deixaram um sabor amargo.

A única exceção em que a alegria foi total aconteceu no verão de 2005, quando o Betis superou o Mónaco na antecâmara da Liga dos Campeões após empatar 0-0 fora e vencer 1-0 em casa. Ainda assim, há um duplo asterisco neste caso, já que esses jogos foram numa fase preliminar e, apesar de competir na Ligue 1, o Mónaco pertence geograficamente ao Principado com o mesmo nome.
Do Girondins de Zidane ao desaire frente ao Rennes
O primeiro desses dois triunfos surgiu na época 1995/96 diante do Girondins de Bordéus, que contava nas suas fileiras com um jovem Zinedine Zidane. No jogo da segunda mão dos oitavos de final em Sevilha, o Betis venceu por 2-1 graças aos golos de Alexis e Stosic, que deram a volta a um tento madrugador de 'Zizou'. No entanto, a vitória revelou-se insuficiente, já que a primeira mão tinha terminado 2-0 para os franceses, que assim garantiram a passagem aos quartos de final.
Anos mais tarde, concretamente na temporada 2002/03, a equipa de Heliópolis defrontou o Auxerre nos dezasseis avos de final, na altura um dos pesos pesados da Ligue 1. O jogo da primeira mão terminou com um animador 1-0 após um golo de Alfonso de grande penalidade. Apesar disso, o resultado não bastou ao conjunto então orientado por Víctor Fernández, que se despediu da prova ao perder 2-0 em solo francês.
Duas alegrias a meio caminho que se juntam a um histórico negativo completado pelo Stade Français, pelo próprio Olympique de Lyon e, mais recentemente, pelo Rennes, frente aos quais o Betis não conseguiu vencer qualquer duelo. Esta quinta-feira, no Villamarín, os comandados de Manuel Pellegrini tentarão reescrever a sua história negra.
Jogos do Betis em fases finais europeias frente a adversários franceses:
- Taça das Feiras 1964/65: Betis 1-1 Stade Français e Stade Français 2-0 Betis
- Taça UEFA 1995/96: Girondins 2-0 Betis e Betis 2-1 Girondins
- Taça UEFA 2002/03: Betis 1-0 Auxerre e Auxerre 2-0 Betis
- Liga Europa 2013/14: Betis 0-0 Lyon e Lyon 1-0 Betis
- Liga Europa 2018/19: Rennes 3-3 Betis e Betis 0-1 Rennes
