Noites mágicas contra adversários desconhecidos, voos longos - mas para o Fributgo, a missão europeia começa com um duelo de bairro único "entre amigos". São apenas 72 quilómetros que separam o St. Jakob-Park do Basileia do estádio Europa-Park da equipa de Breisgau - nem mesmo na Bundesliga é possível estar mais perto. "Já é um dérbi para nós", disse o avançado Junior Adamu: "Haverá muita atmosfera, estamos ansiosos pelo jogo."
Siga o Friburgo - Basileia com o Flashscore
Milhares de adeptos suíços farão a curta viagem através da fronteira para o jogo de quarta-feira, e a euforia da Liga Europa entre os adeptos do Friburgo é enorme de qualquer maneira.
"O Basileia e o sul da Alemanha estão intimamente ligados", disse Xherdan Shaqiri, a estrela principal do FCB, na kicker: "Muitos adeptos do Basileia também se deslocam a Friburgo para assistir aos jogos ou até têm um bilhete de época."
No entanto, as equipas não vão dar presentes umas às outras. O Friburgo recuperou a boa forma mesmo a tempo do regresso da seleção, vencendo dois jogos seguidos depois de duas derrotas no início.
"Estamos todos muito, muito animados. Foi um começo infeliz, mas as coisas estão indo muito bem agora e queremos levar esse vento de cauda conosco", disse o guarda-redes Noah Atubolu, que recentemente estabeleceu um recorde ao defender cinco penáltis seguidos na Bundesliga.
Após o início desastroso, a sua equipa"aproveitou o momento para aprender com as derrotas. É sempre uma oportunidade que pode ser aproveitada e a equipa fez isso", explicou o treinador Julian Schuster:"Depois, as coisas podem mudar muito rapidamente. Foi bom para nós recuperarmos a estabilidade e conquistarmos os pontos antes que a pressão internacional comece." Os dois últimos sucessos são agora"o ponto de referência".
Com Salzburgo, Lille, Viktoria Plzen, Bolonha e Basileia, o Friburgo foi sorteado contra vários clubes"que tiveram experiência na Liga dos Campeões nos últimos anos", disse Schuster. É por isso que se preparam para"um desafio absoluto" em termos desportivos. No entanto, avançar é "claro" que é o objetivo claro. Nas duas últimas participações, em 2022/23 e 2023/24, bastou chegar aos oitavos de final.
No entanto, no caminho até lá, o"dérbi internacional" deve ser vencido primeiro."Do meu ponto de vista, será um jogo de iguais", enfatizou Shaqiri:"É claro que o Friburgo joga numa liga muito mais forte, mas não temos de nos esconder". A equipa de Breisgau pode, portanto, esperar uma dança quente"entre amigos".