Liga Europa: O tudo ou nada para Salzburgo e Sturm Graz

Após a vitória em Linz, Bulls estão em ascensão
Após a vitória em Linz, Bulls estão em ascensãoČTK / imago sportfotodienst / Andreas Schaad

O Sturm Graz recebe o Estrela Vermelha, na quinta-feira, e espera ter um momento negro antes da pausa de inverno. O Red Bull Salzburg desloca-se a casa do Friburgo, que está invicto na Bundesliga. Os representantes austríacos na Liga Europa estão a lutar por aquela que é provavelmente a sua última oportunidade de sobreviver à fase de apuramento para a Liga.

Jogo de alto risco em Graz

O Sturm Graz tem pela frente um prestigiado confronto com o Estrela Vermelha de Belgrado, na quinta-feira, às 17:45, na Merkur Arena, que tem lotação esgotada. Será uma estreia: Graz e o campeão sérvio nunca se defrontaram num jogo de competição. O último e único encontro até à data foi há mais de dois anos. Em julho de 2021, Otar Kiteishvili marcou de grande penalidade num empate 1-1.

Ainda com o equipamento do Estrela Vermelha na altura: Aleksandar Dragović. O Sturm tinha em campo um jovem Jusuf Gazibegović, cujo possível regresso a Graz está atualmente a ser discutido. Será certamente um jogo explosivo em termos desportivos, bem como em termos atmosféricos. São esperados cerca de 4.000 adeptos sérvios em Graz. Depois do sucesso do dérbi contra o GAK, o próximo jogo de alto risco será dentro de quatro dias.

Talvez Marko Arnautović também lá esteja. O recordista de golos da Áustria pode regressar mais cedo do que inicialmente se pensava, após a sua lesão no adutor. De acordo com a imprensa, foi-lhe dada pelo menos "luz verde". Uma breve aparição parece possível, mas um lugar no onze inicial é bastante improvável. Leon Grgic, que sofreu uma grave lesão no joelho no dérbi, não estará presente no Graz. A sua época terminou prematuramente.

Salzburgo em Breisgau

Enquanto o Sturm começa com a vantagem de jogar em casa, o Salzburgo viaja para o sul da Alemanha sob pressão. Três pontos em cinco jogos - é este o registo dos Bulls na Liga Europa. O comboio para a fase a eliminar parece ter deixado a estação, razão pela qual uma vitória em Breisgau seria ainda mais importante. Com o Friburgo (20:00), o líder da Bundesliga austríaca só pode surpreender.

Para piorar a situação, o técnico Thomas Letsch não poderá viajar por motivo de doença. Ao mesmo tempo, Lucas Gourna-Douath, Takumu Kawamura, Maurits Kjaergaard e John Mellberg estão todos lesionados. O avançado Petar Ratkov pede concentração em vez de fazer contas: "Na Liga Europa, estamos numa situação em que não precisamos de olhar para a tabela, só temos de nos concentrar totalmente no próximo jogo."

O invicto clube de Breisgau está numa excelente posição internacional. Com onze pontos em cinco jogos, a equipa ocupa a quarta posição e está qualificava para os oitavos de final. Dois austríacos merecem uma menção especial: o defesa Philipp Lienhart, que está em dúvida devido a problemas musculares, e o antigo jogador do Salzburgo Junior Adamu, que foi titular nos cinco jogos da Liga Europa deste ano.

Após a derrota no campeonato contra o Heidenheim, Lienhart exige uma reação e, ao mesmo tempo, alerta para os Bulls. O Salzburgo é "uma equipa jovem com muita qualidade". O campeão austríaco viaja para o jogo com uma ligeira tendência ascendente após a vitória por 2-0 sobre o Blau-Weiß Linz.