Mais

Liga Europa: Rangers procura um início positivo contra o Sturm Graz

Russell Martin, treinador do Rangers
Russell Martin, treinador do RangersEUAN CHERRY / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

O treinador do Rangers, Russell Martin, conseguiu finalmente a sua primeira vitória no Campeonato Escocês, no fim de semana, e leva a sua equipa para a Áustria para defrontar o Sturm Graz na Liga Europa, esta quinta-feira.

Siga o Sturm Graz - Rangers no Flashscore

O antigo treinador do Southampton foi contratado com o objetivo de alcançar a Liga dos Campeões propriamente dita e desafiar o Celtic pelo título nacional.

O Rangers terminou em segundo lugar na Premiership na época passada, a 17 pontos dos seus rivais de Glasgow, depois de ter despedido Philippe Clement a meio da campanha.

A vitória nervosa por 2-1 sobre o humilde Livingston, no domingo, deixou o Rangers em oitavo lugar, na tabela de 12 equipas, já nove pontos atrás do surpreendente líder Hearts.

O Rangers, apesar de ter conquistado apenas um título escocês desde 2011, encontrou algum alívio na Europa nos últimos anos, chegando à final da Liga Europa de 2022 e aos quartos de final na temporada passada.

No entanto, o futebol continental só tem aumentado o sofrimento até agora nesta campanha.

A humilhante goleada de 9-1 no marcador agregado nas eliminatórias para a Liga dos Campeões contra o Club Brugge foi seguida por uma derrota em casa por 0-1 diante do Genk, na estreia da Liga Europa.

O Rangers finalmente deu a Martin algo para se alegrar em Livingston, graças ao golo de Max Aarons nos descontos.

"Acho que pode ser um grande momento para nós", disse Russell Martin.

"Senti-me muito bem no balneário, gostei das suas celebrações. Estou muito satisfeito com os jogadores porque mostraram o quanto estão a lutar uns pelos outros, por nós, por mim", acrescentou.

Apesar de o Rangers ter terminado a mais longa série sem vitórias no campeonato desde 2005, os adeptos ainda gritaram para que Martin fosse despedido após o apito final.

"Não posso controlar isso e não posso desperdiçar energia concentrando-me nisso", disse.

"Tenho de usar essa energia a favor dos jogadores e dos funcionários do clube, para tentar melhorar a nossa equipa e ganhar mais jogos. E espero que se fizermos isso, todos ficarão felizes", explicou.

O Rangers, pelo menos, não enfrentará novamente adversários belgas, embora o Sturm Graz tenha conquistado dois títulos austríacos consecutivos.

As 24 melhores equipas da fase de 36 clubes da liga chegam aos oitavos de final, e o Rangers pode ser eliminado precocemente com outra derrota.

Aston Villa enfrenta o Feyenoord

O Aston Villa vai a Roterdão enfrentar o Feyenoord, num duelo de ex-campeões europeus, com a esperança de acabar de vez com qualquer conversa sobre uma crise no início da temporada.

Depois de não ter vencido nos primeiros cinco jogos da Premier League, com apenas um golo marcado, os homens de Unai Emery responderam com uma vitória na Liga Europa sobre o Bolonha e uma vitória por 3-1 na Premier League contra o Fulham.

Os quartos de final da Liga dos Campeões da época passada vão ter um verdadeiro teste à sua evolução nas últimas semanas, frente ao Feyenoord, líder invicto da Eredivisie.

"Precisávamos de ganhar, isso era muito claro", disse Unai Emery sobre o jogo com o Fulham.

"Jogámos com energia e paixão e mudámos durante o jogo porque recuperámos a confiança", acrescentou.

Noutro jogo, a Roma recebe o Lille em busca de vitórias consecutivas sobre clubes franceses após o sucesso da semana passada, por 2-1, em Nice.

O Nottingham Forest espera conseguir a sua primeira vitória na Europa desde 1995, quando defrontar o Midtjylland, da Dinamarca, no City Ground.

O Celtic recebe o SC Braga em Parkhead, enquanto o FC Porto recebe o Estrela Vermelha, de Belgrado.