Mais

Liga Europa: Tanner Tessmann, a sensação norte-americana do Lyon de Paulo Fonseca

Tanner Tessmann contra o Utrecht na 1.ª jornada da Liga Europa
Tanner Tessmann contra o Utrecht na 1.ª jornada da Liga EuropaPETER LOUS / NurPhoto / NurPhoto via AFP

O Olympique de Lyon, de Paulo Fonseca, regressa à competição europeia esta quinta-feira, quando defrontar o RB Salzburgo. Tal como tem feito desde o início da temporada, o contributo de Tanner Tessmann, tanto no ataque como na defesa, será crucial para o sucesso do Lyon.

Siga o Lyon - Salzburgo no Flashscore

É um dos artífices do sucesso do Lyon esta temporada. Tanner Tessmann não deixa de impressionar, seja na Ligue 1 ou na Liga Europa. O norte-americano, que está no Lyon há um ano, aproveitou a sua oportunidade na pré-época. Agora, na flor da idade (24 anos) e cheio de confiança, contribui ativamente para a reputação da sua equipa, e pretende que isto seja apenas o início.

"Sou muito ambicioso comigo mesmo"

É bastante inesperado. Apesar de o Lyon ter atravessado dificuldades financeiras neste verão, e de nada se esperar da equipa, conseguiu começar o ano de forma vertiginosa. De facto, o Lyon encontra-se na mesma posição que o Paris Saint-Germain no campeonato (15 pontos), e começou com o pé direito na Liga Europa. De facto, o clube venceu por 1-0 graças a um golo do médio norte-americano.

É preciso dizer que Tessmann tem estado muito presente neste início de temporada. Avaliado com uma média de 7,3/10 pela nossa ferramenta de pontuação, o norte-americano não hesitou em utilizar a sua capacidade de remate, ao mesmo tempo que dava apoio defensivo. Assim, é muito mais completo do que no ano passado, além de se ter adaptado bem ao Lyon. E isso faz dele um jogador importante no plantel.

"Não me surpreende a sua progressão. É um jogador que evoluiu muito defensivamente. Antes era facilmente ultrapassado, mas agora está muito mais sólido nesse aspeto", afirmou Paulo Fonseca em conferência de imprensa. As suas declarações são a prova da sua progressão constante e a razão pela qual o treinador português está quase certo de o tornar titular.

"Tenho grandes ambições para mim", admitiu também o jogador na conferência de imprensa de quarta-feira.

"Sinto-me bem, conseguimos bastantes vitórias. Começámos bem a temporada e a equipa está a funcionar bem. Aprendi muito com os jogadores experientes que estiveram aqui no ano passado. Isso deu-me um bom início. Foi a nossa primeira pré-época com o Paulo e percebemos muito bem o que ele queria da equipa. Neste sistema, todos sabem o que têm de fazer. Queremos sempre trabalhar e progredir, e a confiança que tenho na equipa ajudou-me a marcar de longe", afirmou.

"Vou continuar a trabalhar"

À vontade na equipa, o médio está a realizar boas exibições com regularidade. Mas, como ele próprio reconhece, é apenas o início da temporada. Por isso, deve continuar a evoluir, mantendo o seu nível. E isso é algo que poderá fazer na segunda jornada da Liga Europa, contra o Salzburgo.

"Vou continuar a trabalhar. É uma equipa intensa e agressiva, por isso temos de estar preparados para lutar. Vamos tentar ter a bola e dominar. Começámos bem a Liga Europa, mas só faltam oito jogos, por isso temos de somar o máximo de pontos possível", declarou à imprensa.

Quer voltar a marcar. E se não o fizer, a sua "pegada", a sua vivacidade e os seus movimentos contribuirão inevitavelmente para o progresso da equipa. Também poderá aproveitar os passes longos para lançar os companheiros.