Liga Europa: Thorsten Fink pode ser demitido do Genk caso perca com o Midtjylland

Thorsten Fink está sob pressão crescente no Genk
Thorsten Fink está sob pressão crescente no GenkČTK / imago sportfotodienst / Vincent Kalut

Após uma temporada de outono desastrosa, que viu o Genk ser eliminado da Taça da Bélgica e ficar isolado numa decepcionante 8.ª posição na Jupiler Liga, o treinador alemão Thorsten Fink está em perigo iminente de ser despedido caso a equipa belga perca frente ao Midtjylland, na Liga Europa, esta quinta-feira.

Siga o Midtjylland-Genk no Flashscore

Thorsten Fink está sob pressão crescente, e a sua continuidade no Genk é um dos principais temas de debate na imprensa belga antes do jogo contra o Midtjylland.

O mau arranque do Genk na temporada 2025/2026 da Jupiler Liga belga colocou a equipa na metade inferior da tabela, um desempenho muito aquém das expectativas do clube.

Segundo relatos, surgiram queixas no balneário sobre os métodos de Thorsten Fink, incluindo falta de descanso para os jogadores e treinos marcados em cima da hora.

A direção do clube manifestou publicamente apoio a Fink, com o diretor desportivo a garantir que o treinador não perdeu o balneário. No entanto, notícias recentes apontam que a sua saída não está descartada nas próximas semanas, caso os resultados não melhorem, já que falhar o acesso ao Play-Off dos Campeões na Jupiler Liga seria inaceitável.

O Genk perdeu os dois últimos jogos na liga belga, e após a derrota por 3-0 frente ao Royal Antuérpia, no domingo, Fink afirmou: "Não podemos ficar na 8.ª posição até fevereiro. É verdade. O que mais posso dizer? Queremos terminar nos quatro primeiros, e isso é possível."

Fink falou sobre a pressão de treinar um dos maiores clubes da Bélgica e comentou: "Os adeptos estão sedentos de sucesso. A pressão faz parte do futebol. Mas vão ver o Hamburgo (o seu antigo clube). Isso é completamente diferente, com 75.000 adeptos a apoiar."

O treinador alemão também abordou os rumores sobre uma possível saída caso o Genk não consiga um resultado positivo na deslocação a Herning: "Se o clube achar que não sou capaz de alcançar os objetivos, então saio. Quero ajudar o clube e não penso que as coisas melhorem com outro treinador, mas essa decisão cabe ao clube."

Enquanto o Genk ocupa a 9.ª posição na Liga Europa, o Midtjylland está em segundo lugar e, graças à sua campanha promissora a nível nacional e internacional, parte como claro favorito para o duelo, apesar da derrota frente ao Sonderjyske e do empate com o Viborg, na Superliga dinamarquesa. Os dinamarqueses estarão ainda privados do melhor marcador, Franculino Djú, que está afastado até ao final do ano.