Liga Europa: Um número para cada jogo da última jornada da fase principal

O Lyon terminou na liderança da fase de grupos da Liga Europa com a sétima vitória
O Lyon terminou na liderança da fase de grupos da Liga Europa com a sétima vitóriaREUTERS/Pierre Albouy

Na última semana de janeiro terminou a fase principal da Liga Europa, com a confirmação das 24 equipas que vão disputar a fase a eliminar. Veja aqui um dado estatístico de cada uma das 18 partidas.

Lyon e Aston Villa batem recorde de pontos na fase de grupos

20 - O Lyon tornou-se o segundo conjunto a liderar a fase de grupos da Liga Europa graças a uma vitória por 4-2 sobre o PAOK, que tem 10 jogadores.

O OL aproveitou o facto de ter jogado com um homem a mais na segunda parte e marcou três golos no segundo tempo, o que lhe valeu a sétima vitória na competição.

O Lyon, que é o único clube a terminar entre os oito primeiros em cada uma das duas primeiras fases da Liga Europa, marcou 20 golos durante a série invicta de oito jogos em casa na Europa (6-2-0).

6 - Apesar da vantagem de um homem a mais, o Panathinaikos só conseguiu conquistar um ponto em casa contra a Roma. A partida, que terminou empatada a uma bola, fez com que o clube grego caísse para a 20ª posição. O Panathinaikos já empatou seis partidas na Liga Europa nesta temporada, incluindo as eliminatórias.

9 - Dois golps no primeiro tempo foram suficientes para que o Betis vencesse o Feyenoord por 2-1 em casa. Antony marcou o primeiro gol e deu a assistência para Abde Ezzalzouli, enquanto os Verdiblancos se mantinham firmes nos 45 minutos finais.

É uma eliminação precoce para o Feyenoord, que não participará na fase a eliminar pela primeira vez desde 2020/21. A equipa de Roterdão, que venceu a Taça UEFA de 2001/02, está há nove jogos sem vencer fora de casa, tendo perdido os últimos seis (0-2-7).

10 - A primeira participação do Go Ahead Eagles numa competição europeia terminou com um empate sem golos com o SC Braga.

O clube da Eredivisie criou muito pouco na partida, com apenas quatro remates durante os 90 minutos. Quanto à equipa portuguesa, termina a fase principal no sexto lugar, garantindo um lugar nos oitavos de final. Para além disso, mantém a 10.ª baliza a zero na Liga Europa esta época.

16 - FCSB e Fenerbahçe empataram 1-1 em Bucareste, um resultado que prejudicou mais os anfitriões. O golo de Ismail Yuksek, aos 19 minutos do primeiro tempo, foi anulado por Juri Cisotti. Os romenos precisavam de uma vitória para terem alguma hipótese de seguir em frente, o que significa que estão agora eliminados. O Fener segue em frente com um pouco mais de conforto em relação à época passada. O FCSB marcou o seu 16.º golo no confronto direto com o adversário turco.

5 - O Aston Villa complicou as coisas para si mesmo, mas conseguiu superar uma desvantagem de dois golos contra o Salzburg para vencer os austríacos por 3-2 no Villa Park. Jamaldeen Jimoh-Aloba marcou o golo da vitória a três minutos do fim, poupando o Villa e fazendo com que o clube terminasse empatado em pontos com o Lyon - o maior número já conquistado na fase principal (21). São cinco vitórias consecutivas do Villa na Europa, a maior série da história do clube.

1 - Os golos de Doguhan Simsir e Victor Bak ajudaram o FC Midtjylland a vencer o Dinamo Zagreb por 2-0 na Dinamarca. Ambos os golos foram marcados após o intervalo, com os dinamarqueses a terminarem bem a fase de apuramento para os 16 avos-de-final.

Com a quarta derrota nos últimos cinco jogos, o Dínamo terá de disputar os play-offs da fase eliminatória. Já o Hedens Drenge, que busca a glória na Liga Europa, venceu pela primeira vez todos os seus jogos em casa numa fase de grupos.

17 - O FC Porto juntou-se ao rival português SC Braga com 17 pontos e um lugar entre os oito primeiros, graças a uma reviravolta por 3-1 sobre o Rangers. Todos os golos foram marcados na primeira parte e os campeões de 2010/11 conquistaram a sua quinta vitória na fase de grupos.

A fase desastrosa do Rangers no campeonato chegou ao fim, já que o clube marcou o terceiro menor número de golos. É o oitavo jogo fora de casa na Liga Europa a sofrer golos dos Gers, que sofreram 17 tentos durante este período.

25 - A perder muito cedo numa partida que precisava vencer, o Genk conseguiu dar a volta por cima contra o já eliminado Malmo, vencendo o adversário sueco por 2-1.

O remate de Konstantinos Karetsas provou ser o fator de diferença na Bélgica, com os Smurfs a jogarem na fase a eliminar na Europa pela primeira vez desde 2018/19. O Genk pressionou durante todo o jogo, como demonstram as 25 tentativas de remate que realizou no encontro.

Suíços eliminados, Brann avança

15 - Assim como aconteceu na Liga dos Campeões na temporada passada, o Estugarda conseguiu levar a melhor sobre o Young Boys. Desta vez, o emblema da Bundesliga teve um teste muito mais duro, mas mesmo assim conseguiu uma vitória por 3-2.

O gol de Chema Andrés, aos 90 minutos, garantiu ao clube o apuramento para os play-offs. Ao mesmo tempo, foi o golo que eliminou o Young Boys, que teria avançado com um ponto. É a primeira vez em 15 anos que o Estugarda vence cinco jogos numa temporada europeia.

11 - Em Belgrado, foi um ponto para o Estrela Vermelha e o Celta de Vigo, que empataram em 1-1. O jogo foi dramático, com um golo de Fernando Lopez aos 88 minutos que deu a vantagem ao Celta. No entanto, só conseguiram um ponto, pois Bruno Duarte respondeu momentos depois para os sérvios. As duas equipas vão agora para os play-offs, com o Estrela Vermelha invicto em cinco jogos (3-2-0). O Celta marcou um golo em cada um dos seus últimos 11 jogos fora de casa no torneio continental.

7 - O Lille também deixou a desejar no confronto com o Friburgo, mas Olivier Giroud converteu um penálti aos 90+2 minutos do segundo tempo e venceu por 1-0. Com a vitória, os Dogues garantiram a vaga na fase de play-offs, embora os resultados ao seu redor os fizessem avançar com uma derrota.

O Friburgo perdeu pela primeira vez nesta fase da Liga Europa, mas ainda assim terminou em sétimo lugar. Curiosamente, é também a sétima derrota fora de casa de sempre na Europa, sem ter marcado em nenhuma delas.

3 - Jiri Panos foi o herói do Viktoria Plzen, que venceu o Basileia por 1-0. Com isso, o campeão suíço não terá mais possibilidades de disputar o torneio continental nesta temporada, já que não está entre os 24 primeiros colocados.

Quanto ao Plzen, é a única equipa que está invicta nesta fase. No entanto, ainda terá de passar pelos play-offs eliminatórios. O clube checo conquistou apenas a sua terceira vitória na Liga Europa nesta temporada. Foi também a primeira derrota do Basileia diante de um adversário checo.

37 - O Ferencvaros, a outra equipa que vai para a fase final sem perder, sofreu uma pesada derrota por 4-0 frente ao Nottingham Forest. Com dois golos em cada parte, o Ferencvaros terminou a sua primeira participação na fase de grupos da Liga Europa em grande estilo.

Os húngaros ficaram fora do grupo dos oito primeiros classificados, ao lado do Fradi, que se juntou nos play-offs da fase eliminatória. O Forest venceu os seus três últimos jogos europeus em casa, algo que não acontecia há 37 anos.

22 - O Bolonha venceu com facilidade o Maccabi Tel Aviv por 3-0 em Backa Topola. O conjunto italiano ficou apenas um ponto atrás da Roma, que também disputa o Campeonato Italiano.

Tal como aconteceu na época passada, o Maccabi foi eliminado da Liga Europa na fase principal. O Maccabi não conseguiu vencer nenhum jogo esta época, sendo uma das três equipas que o podem fazer. Os israelitas acabaram por sofrer 22 golos nos seus oito jogos, o maior número entre as 36 equipas.

2 - O Sturm Graz encerrou a sua participação na competição com uma nota positiva, vencendo em casa o Brann, da Noruega, por 1-0. Otar Keitishvili marcou o golo da vitória aos 85 minutos, deixando o adversário temporariamente fora do top 24.

No entanto, graças a outros resultados, o Brann vai disputar os play-offs, depois de ter terminado em 24º lugar na diferença de golos. O clube nórdico foi o que menos marcou golos fora de casa na fase de apuramento, tendo-o feito apenas duas vezes.

14 - A precisar de três pontos para garantir o apuramento para a fase a eliminar, o Celtic abriu uma vantagem de 3-0 em casa contra o Utrecht, que já estava eliminado. No final, o Celtic manteve a calma e venceu a equipa neerlandesa por 4-2, avançando à fase seguinte.

Com a vitória, o Hoops terminou em 21.º lugar e é um dos quatro clubes que passaram para a próxima fase, apesar de ter um saldo de golos negativo (-2). O Utrecht, por sua vez, ainda aguarda a sua primeira vitória em uma competição de clubes da UEFA, já que não conseguiu o feito em 14 tentativas (0-6-8).

28 - Com um golo de Petar Stanic a poucos minutos do intervalo, o Ludogorets passou à fase seguinte ao derrotar o Nice por 1-0. Apesar de terem perdido uma semana antes, os búlgaros recuperaram para jogar a eliminatória da Liga Europa pela primeira vez desde 2019/20.

O Nice, tal como em 2024/25, não passou da fase de grupos. A única diferença é que, desta vez, conseguiu uma vitória. Ainda assim, esta foi a 28.ª derrota na estrada na história europeia para Les Aiglons.

Siga a Liga Europa com o Flashscore