Mais

Liga Europa: Uma curiosidade de cada jogo da 6.ª jornada

O Bodo/Glimt conseguiu a sua terceira vitória na Liga Europa esta época
O Bodo/Glimt conseguiu a sua terceira vitória na Liga Europa esta épocaBURAK AKBULUT / ANADOLU / Anadolu via AFP
A Liga Europa teve a sua última grande noite em 2024, com a sexta jornada a realizar-se na quarta e quinta-feira. Agora que as 18 partidas estão completas, aqui está uma estatística curiosa de cada um dos jogos.

5 - O Athletic Club tem a maior sequência de vitórias em competições de clubes da UEFA, com a vitória por sobre o Fenerbahçe (0-2) na quarta-feira sendo a quinta consecutiva. O clube, duas vezes finalista da Taça UEFA e da Liga Europa, já está classificado para a fase a eliminar com dois jogos de antecedência.

8 - O Union Saint-Gilloise deixou para trás, mas conseguiu uma vitória por 2-1 sobre o OGC Nice, graças ao golo de Franjo Ivanovic. Os belgas, que participam da Liga Europa pela terceira temporada consecutiva, conquistaram pelo menos oito pontos em todas as três edições. Esse foi o total do último outono, enquanto na campanha de 2022/23, eles alcançaram 13 pontos.

9 - O Manchester United também conseguiu um triunfo muito tardio, vencendo o Viktoria Plzen (1-2) na República Checa e mantendo-se invicto na competição desta época. Os Red Devils estão agora há nove jogos sem perder em jogos fora da Liga Europa nesta fase. A última equipa a fazê-lo foi o Astana, há cinco anos.

1 - O PAOK teve um desempenho impressionante na sua partida, vencendo o Ferencvaros por 5-0 em casa e alcançando a segunda vitória consecutiva. O resultado foi a primeira vitória sobre um clube húngaro na Europa, pela quinta vez. Antes disso, a equipa de Salónica tinha feito 0-2-2 contra o Lokomotiv Plovdiv e o Levski Sofia, este último eliminado da Liga da Conferência há apenas dois anos.

7 - O jogo entre Olympiakos e Twente, no Pireu, terminou empatado sem golos. Naquele que foi o seu 13.º jogo contra o adversário neerlandês, o Olympiakos não sofreu golos em sete ocasiões. Cinco desses sete jogos foram disputados em casa.

15 - O Malmö marcou um golo no final da partida e conquistou um ponto no empate em 2-2 com o Galatasaray. O campeão turco empatou os três jogos que disputou fora de casa na fase de grupos da Liga Europa, mas saiu vitorioso nas três partidas que disputou em casa. Além disso, os seus 15 golos marcados até ao momento são os mais importantes, juntamente com o Lyon.

4 - Apesar de ter cedido uma vantagem de dois golos, o AZ continua invicto contra equipas búlgaras. Com o empate em 2-2 com o Ludogorets, já são quatro jogos sem perder contra equipes da Bulgária, com duas vitórias e dois empates. O Ludogorets tem 3-1-1 quando defronta equipas neerlandesas.

2 - O Hoffenheim e o FCSB empataram sem golos na Alemanha, um resultado que não ajudou o FCSB a ultrapassar esta fase. Os romenos tornaram-se a segunda equipa a não sofrer golos na Arena PreZero contra o Hoffenheim na Europa. O outro clube a fazer isso? O Molde, que venceu por 2-0 nos oitavos de final em 2021.

33 - Foi uma noite fantástica para a AS Roma, que não tem tido a melhor das temporadas. Mesmo assim, os Giallorossi venceram o SC Braga por 3-0. A equipa da casa teve muitas oportunidades de golo, com 33 tentativas durante os 90 minutos. Nenhuma equipa tinha feito mais remates nesta ronda.

17 - O Anderlecht conseguiu uma vitória por 1-2 sobre o Slavia Praga na Liga Europa, mantendo a invencibilidade do conjunto de Bruxelas após seis partidas. O Anderlecht também continua perfeito contra adversários checos, tendo marcado 17 golos em sete jogos. O triunfo permitiu ainda ao Anderlecht garantir o seu lugar nos oitavos de final da Liga Europa pela primeira vez desde 2016/17.

0 - O Dínamo de Kiev foi a primeira equipa a ser oficialmente eliminada da fase eliminatória , após a derrota por 3-0 diante da Real Sociedad. Os ucranianos, que perderam todos os seis jogos da fase de grupos do campeonato neste outono, são a única equipa a chegar a janeiro com zero pontos.

11 - Rangers e Tottenham empataram (1-1) em Ibrox, com as duas equipas, juntamente com o FCSB, a ficarem com 11 pontos. Este foi o mesmo número de pontos que os escoceses conseguiram conquistar na fase de grupos da competição há um ano, quando terminaram à frente de Sparta Praga, Real Betis e Aris Limassol.

12 - O RFS não conseguiu converter um penálti nos instantes finais da derrota por 2-1 para o Maccabi Tel Aviv. Mesmo que tivesse marcado a penalidade, os letões não conseguiriam evitar a indesejável marca de 12 jogos sem vitória na fase de grupos. Em janeiro, o clube terá mais duas chances de mudar essa situação.

18 - O Eintracht Frankfurt perdeu um jogo na Liga Europa pela primeira vez desde 2019/20, já que o Lyon levou a melhor por 3-2 em França. A derrota põe fim à sua série invicta de 18 jogos na Liga Europa, tendo vencido a competição em 2021/22 sem perder.

29 - O FC Porto somou duas vitórias consecutivas em casa na Liga Europa após uma vitória por 2-0 sobre o FC Midtjylland. O clube bicampeão tem a primeira vitória sobre um clube dinamarquês em 29 anos, depois de ter empatado as três últimas. Nessa ocasião, tinha vencido o AaB na fase de grupos da Liga dos Campeões de 1995/96.

3 - O Elfsborg conseguiu a sua segunda vitória na fase de grupos do campeonato ao vencer em casa o Qarabag por 2-0. Depois de também ter perdido com o Malmö na segunda jornada, esta derrota é a terceira dos azeris contra equipas da Suécia. A outra aconteceu há oito anos, no empate com o Gotemburgo na fase de repescagem.

6 - O Bodo/Glimt voltou a vencer ao bater em casa o Besiktas, por 2-1, e aproximou-se cada vez mais de uma vaga na fase a eliminar da Liga Europa pela primeira vez. Os campeões noruegueses marcaram golos nos últimos seis jogos em casa numa competição de clubes da UEFA, excluindo as eliminatórias.

10 - A Lazio continuou a sua excelente forma com uma vitória por 3-1 em Amesterdão contra o Ajax. Os Biancocelesti são a única equipa da Liga Europa que venceu os seus três jogos fora de casa. No entanto, apesar do resultado, o Ajax é um dos dois clubes a marcar 10 golos em casa na competição, o outro é o Galatasaray.