Liga Europa: Uma estatística de cada duelo da 5.ª jornada

Celtic somou duas vitórias seguidas na Liga Europa
Celtic somou duas vitórias seguidas na Liga EuropaIRIS VAN DEN BROEK / ANP / AFP

Quinta-feira trouxe resultados de grande impacto na Liga Europa, com a 5.ª jornada a assumir o protagonismo. A última equipa com registo perfeito caiu, enquanto outra conquistou finalmente o seu primeiro ponto. Eis uma estatística de cada confronto.

Midtjylland travado e Celtic conquista vitória importante

100 - Depois de derrotas caseiras nas jornadas 2 e 3, a AS Roma regressou aos triunfos no Estádio Olímpico. Neil El Aynaoui e Stefan El Shaarawy marcaram os golos dos Giallorossi no triunfo por 2-1 frente ao FC Midtjylland. O registo perfeito dos dinamarqueses nesta fase de grupos chega assim ao fim. Para a Roma, foi a 100.ª vitória em 191 jogos na Taça UEFA/Liga Europa.

10 - O Aston Villa subiu ao terceiro lugar da classificação ao bater o Young Boys por 2-1 em casa. Pela segunda vez nesta fase, o Villa soma vitórias consecutivas, colocando-se numa excelente posição para garantir o apuramento direto para os oitavos de final. O Young Boys, agora no 26.º posto, foi derrotado por uma equipa inglesa na Europa pela 10.ª vez.

0 - O futebol europeu não tem sido simpático para o OGC Nice nos últimos tempos. Les Aiglons voltaram a perder, com o FC Porto a impor um 3-0 ao clube da Ligue 1. Um bis de Gabriel Veiga na primeira parte lançou os vencedores de 2010/11 para a terceira vitória nesta fase de grupos. Nos 90 minutos, o Nice não conseguiu fazer qualquer remate enquadrado, apesar de ter rematado mais do que o adversário.

3 - Fenerbahce e Ferencvaros empataram 1-1 na Turquia, com os húngaros a manterem a invencibilidade na competição. O golo inaugural de Barnabas Varga foi rapidamente anulado por Talisca a meio da segunda parte. No final, um ponto para cada lado. Os golos foram marcados com cerca de três minutos de diferença e o Fradi mantém-se invicto nos três duelos diretos com o Fener (1-2-0).

16 - Pela segunda vez este mês, o Celtic venceu na Liga Europa. Desta vez, os Hoops superaram o Feyenoord por 1-3 em Roterdão. Tiveram de dar a volta ao resultado, impondo aos neerlandeses – que os venceram na final da Taça dos Campeões Europeus de 1969/70 – a segunda derrota caseira deste outono. O Celtic pôs fim a uma série de 16 jogos sem vencer fora nas competições europeias.

11 - O Ludogorets protagonizou talvez a maior surpresa da noite. Depois de chegar ao 3-0 frente ao Celta de Vigo, os búlgaros aguentaram a pressão final e venceram os espanhóis por 3-2 em casa. Petar Stanic foi a grande figura, ao assinar um hat-trick que devolve esperança à equipa no apuramento. O Ludogorets, de Razgrad, conseguiu finalmente vencer uma equipa da LaLiga, à 11.ª tentativa.

5 - O PAOK concedeu um golo já perto do fim frente ao Brann, tendo de se contentar com um empate 1-1. Emil Kornvig foi o herói dos noruegueses, ao marcar aos 89 minutos e garantir a partilha de pontos em Salónica. O Brann mantém-se na luta pelo apuramento, mas continua sem vencer fora na fase de grupos, após cinco jogos (0-3-2).

43 - O Lille não facilitou na vitória por 4-0 frente ao Dinamo Zagreb. Quatro jogadores diferentes marcaram para os Les Dogues, que estão agora à porta do top-8. O registo do Dinamo frente a equipas francesas é fraco, com esta a ser a 12.ª derrota em 19 jogos (3-4-12). Além disso, os croatas já concederam 43 golos frente a clubes da Ligue 1.

29 - Viktoria Plzen e Friburgo empataram sem golos na República Checa, sem que nenhuma das equipas conseguisse marcar. Ambas continuam invictas nesta Liga Europa, com o Friburgo atualmente em quarto após este resultado. O Plzen volta a mostrar-se difícil de ultrapassar, tendo concedido apenas dois golos em cinco jogos. No total, houve 29 remates entre as duas equipas.

Lyon marca seis, Estugarda impressiona nos Países Baixos

6 - Mais uma vitória para o Real Betis, que superou o Utrecht por 2-1. Apesar de os finalistas da última Liga Conferência terem chegado ao 2-0 antes da hora de jogo, tiveram de sofrer nos últimos 30 minutos, já que os neerlandeses deram luta até ao fim. Ainda assim, os Verdiblancos triunfaram. O registo invicto do Betis em casa nas provas europeias estende-se agora a seis jogos (4-2-0), sempre com dois golos marcados em cada partida.

27 - O Bolonha conseguiu uma vitória expressiva em casa, ao bater o RB Salzburg por 4-1, igualando a maior vitória de sempre em competições europeias. Os Rossoblu marcaram dois golos em dois minutos logo no início da segunda parte, abrindo caminho para o triunfo. Foi apenas a segunda vez que o Bolonha marcou quatro golos num jogo europeu, repetindo o feito de há 27 anos, quando venceu o Real Betis pelo mesmo resultado.

7 - O Estrela Vermelha soube aproveitar uma situação complicada frente ao FCSB. Apesar de jogar com menos um desde o minuto 27, os sérvios marcaram na segunda parte e surpreenderam os romenos por 1-0. Bruno Duarte marcou pouco depois do reatamento, garantindo a segunda vitória da fase de grupos para os anfitriões. O Estrela Vermelha mantém-se invicto frente a equipas romenas, já com sete jogos (6-1-0).

13 - O Estugarda brilhou nos Países Baixos, batendo uma equipa da Eredivisie pela segunda jornada consecutiva. Desta vez, foi o Go Ahead Eagles a cair perante os detentores da Taça da Alemanha por 4-0, numa exibição dominante. O triunfo coloca o Estugarda no 12.º lugar, a um ponto do top-8. Foi a maior vitória europeia da equipa da Bundesliga nos últimos 13 anos, desde o 5-1 ao FCSB.

17 - O Olympique Lyon somou a quarta vitória na fase de grupos, reagindo à derrota de há três semanas. O Maccabi Tel Aviv foi a vítima desta vez, sofrendo um 6-0 perante um Lyon determinado. Corentin Tolisso completou um hat-trick para a equipa de Paulo Fonseca, que lidera agora graças à diferença de golos. O Lyon nunca perdeu frente a equipas israelitas, somando 17 golos em cinco jogos.

12 - O Genk também subiu na tabela, com os belgas a baterem o Basileia por 2-1 em casa. Oh Hyeon-Gyu marcou o seu terceiro golo nesta fase para os Smurfs, que finalmente conseguiram marcar na Cegeka Arena, depois de não o terem feito nos dois jogos anteriores. O Genk somou ainda o sétimo triunfo frente a equipas suíças, 12 anos depois do último.

8 - O reencontro da final da Taça dos Campeões Europeus de 1978/79 voltou a sorrir ao Nottingham Forest. Os Tricky Trees venceram por 3-0 o Malmo no City Ground. O Forest está agora na metade superior da fase de grupos, com a segunda vitória em três jogos. O Malmo perdeu frente a equipas inglesas pela oitava vez em 10 confrontos (1-1-8).

22 - As dificuldades do Sturm Graz fora de casa continuam. Os campeões austríacos foram derrotados por 2-1 pelo Panathinaikos. Davide Calabria marcou o golo decisivo a 16 minutos do fim, dando aos gregos uma vitória importante na luta pelo apuramento. O Sturm está a dois pontos do top-24, com três jogos por disputar. Com oito derrotas consecutivas fora nas provas europeias, Die Schwoazn já concederam 22 golos nesta sequência.

2 - Rangers e o SC Braga dividiram pontos em Ibrox, com o jogo a terminar 1-1. O penálti de James Tavernier nos descontos da primeira parte foi anulado por Gabri Martinez oito minutos depois de o SC Braga ficar reduzido a 10 jogadores. Os Gers também terminariam com menos um em campo, num resultado que pouco serve a ambos. Foi apenas a segunda vez que o SC Braga empatou com uma equipa escocesa em 10 jogos (3-2-5). 

Acompanhe a Liga Europa no Flashscore