Liga Europa: Uma estatística de cada jogo da 6.ª jornada

FCSB celebra uma reviravolta notável contra o Feyenoord
FCSB celebra uma reviravolta notável contra o FeyenoordDANIEL MIHAILESCU / AFP

Os adeptos da Liga Europa foram brindados com alguns jogos dramáticos no final do ano. Seis equipas estão matematicamente apuradas, enquanto outras estão oficialmente eliminadas. Veja aqui os números de cada um dos confrontos.

Estugarda domina em casa

9 - O Dinamo de Zagreb perdeu pela segunda vez nesta fase do campeonato uma partida contra um adversário espanhol em casa, já que o Real Betis venceu por 1-3 na capital croata. Os três golos dos Verdiblancos surgiram com sete minutos de diferença na primeira parte, ajudando-os a alcançar a quarta vitória nesta fase do campeonato. O Dinamo perdeu jogos consecutivos em casa na Europa pela primeira vez em nove anos.

16 - O Rangers, finalista de 2021/22, está a caminho de dizer adeus à competição, depois de ter sido derrotado por 2-1 no terreno do Ferencvaros. Bence Otvos e Barnabas Varga marcaram os golos do campeão húngaro, que recuperou de uma desvantagem de um golo para se manter invicto. Desde a vitória sobre o Fenerbahçe nos oitavos de final da época passada, o Gers está há sete jogos fora de casa sem vencer, tendo perdido seis deles. Nesta série tórrida, sofreram 16 golos.

25 - Ludogorets e PAOK protagonizaram um espetáculo em Razgrad, onde as duas equipas chegaram a estar em vantagem. Os da casa estavam perto de conquistar os três pontos, mas Anestis Mythou empatou a partida aos 90 minutos. Com isso, as duas equipas conquistaram um ponto no empate (3-3). No total, foram marcados 25 golos nos jogos do Ludogorets na Liga Europa este ano, o maior número de todas as equipas. O PAOK tem o segundo maior número de golos, com 23.

4 - Igor Jesus foi o herói do Nottingham Forest nos Países Baixos. O brasileiro marcou o golo da vitória por 2-1 sobre o Utrecht aos 88 minutos do segundo tempo. De repente, o Forest vê-se na luta por um lugar entre os oito primeiros, já que está a apenas dois pontos de distância. Esta foi a quarta vez que conseguiu vencer um clube neerlandês, e a segunda vez consecutiva que saiu vencedor fora de casa.

78 - O SC Braga alcançou a sua quarta vitória nas rondas principais da Liga Europa ao derrotar por 0-1 o já eliminado OGC Nice. Um golo de Pau Victor na primeira parte colocou a equipa portuguesa perto do apuramento direto. Os Aiglons estão fora da Liga Europa a duas jornadas do fim, depois de terem perdido os seus seis jogos. Quanto ao SC Braga, a vitória em França foi a 78.ª de sempre na competição, tanto na sua versão atual como na época da Taça UEFA.

49 - O Estrela Vermelha reforçou ainda mais a sua posição entre os 24 primeiros graças a uma vitória apertada por 1-0 sobre o Sturm Graz. O campeão sérvio marcou aos dez minutos do segundo tempo e conquistou a terceira vitória consecutiva. O clube está perto de voltar à fase a eliminar da Liga Europa quatro anos depois da última vez. Além disso, o clube de Belgrado derrotou pela segunda vez uma equipa austríaca. A outra ocasião anterior aconteceu há 49 anos.

6 - Cho Gue-Sung foi o único jogador a balançar as redes na Dinamarca, quando o Midtjylland venceu o Genk por 1-0 e voltou a vencer. Foi a décima vitória do Midtjylland na Europa em 12 jogos, incluindo partidas de qualificação. O Midtjylland garantiu um lugar na fase a eliminar pela terceira vez consecutiva na Liga Euroa. Além disso, conseguiu o sexto jogo sem sofrer golos na competição nesta temporada, mais do que qualquer outro clube.

18 - O conjunto que mais impressionou nos primeiros jogos foi o Estugarda, que goleou o Maccabi Tel Aviv, de Israel, por 4-1. Dois gols em cada parte foram suficientes para que os alemães subissem para o nono lugar da fase de classificação e garantissem uma vaga na fase a eliminar. Agora, a equipa alemã vai perseguir um lugar entre os oito primeiros, principalmente porque está a apenas um ponto de distância. O Maccabi, por sua vez, sofreu 18 golos nesta fase, mais do que qualquer outra equipa.

29 - Os três pontos foram fundamentais para o Young Boys, que venceu o Lille por 1-0. O emblema suíço aproveitou o facto de ter jogado boa parte da partida com mais um jogador e marcou o golo da vitória aos 61 minutos. Com o triunfo, o conjunto suíço chegou aos nove pontos e juntou-se ao adversário. O Lille jogou com um homem a menos desde os 32 minutos, depois de Ayyoub Bouaddi ter sido expulso. A partir daí, o Young Boys marcou o seu único golo 29 minutos depois de ter ficado com um homem a mais.

FC Porto dominador em casa

11 - O Aston Villa parece não poder ser parado neste momento. Os ex-campeões europeus estão a fazer uma grande temporada e a sua última vítima foi o Basileia. Youri Tielemans saiu do banco depois do intervalo para marcar o golo da vitória por 2-1. Os Villans estão apurados com duas jornadas de antecedência e podem garantir um lugar entre os oito primeiros na próxima ronda. O Basileia, apesar de todas as oportunidades que criou, não conseguiu marcar o segundo golo. Foram 11 remates na partida, mais do que o adversário (7).

26 - Tendo que fazer o trabalho da maneira mais difícil, o Bolonha recuperou de uma desvantagem de 1-0 contra o Celta de Vigo, vencendo o confronto por 1-2 em solo espanhol. Federico Bernardeschi foi o herói dos rossoblu, marcando dois golos em oito minutos. Com o triunfo, o emblema italiano ultrapassou o rival espanhol na tabela. Foi a segunda vez que o Bolonha venceu duas partidas seguidas fora de casa para a competição. A outra ocasião aconteceu há 26 anos, na Taça UEFA.

17 - Finalista em 2022/23, a AS Roma conquistou a terceira vitória consecutiva, completando a dobradinha contra os emblemas suecos. Os dois golos de Evan Ferguson foram fundamentais para os Giallorossi na vitória por 3-0 sobre o Celtic. Arne Engels não conseguiu converter um penálti para os Hoops pouco antes do intervalo, o que não ajudou em nada. O conjunto escocês sofreu a sua 17.ª derrota contra um adversário italiano na Europa. Apenas os clubes alemães e espanhóis tiveram mais sucesso contra eles.

12 - O FC Porto manteve a campanha perfeita em casa na Liga Europa nesta temporada. O campeão de 2010/11 venceu em casa o Malmo por 2-1 e está praticamente apurado diretamente para os oitavos. Samu foi o grande destaque da partida, ao apontar os dois golos dos dragões em apenas seis minutos. O Malmo está condenado à eliminação, já que a série sem vitórias na Liga Europa propriamente dita chegou a 12 jogos (0-3-9).

20 - O jogo mais divertido da ronda aconteceu na Roménia, onde o FCSB recuperou de uma desvantagem de dois golos para vencer o Feyenoord por 4-3. Florin Tanase foi o herói do jogo, marcando praticamente no último remate do jogo. Ambas as equipas estão com seis pontos antes das duas últimas jornadas de janeiro. Foi apenas a segunda derrota do Feyenoord contra um conjunto romeno, a outra aconteceu há 20 anos.

28 - O Friburgo é uma das quatro equipas que ainda não perderam na Liga Europa esta temporada, após uma vitória por 1-0 sobre o RB Salzburgo, que ficou reduzido a 10. O único golo foi marcado por Philipp Leinhart cinco minutos após o intervalo. Os austríacos, que perderam a quinta partida, vão ficar pelo caminho na fase de liga. O Friburgo foi a equipa mais ousada, com 28 remates durante os 90 minutos.

23 - Apesar de não ter sido tão simples quanto gostaria, o Olympique Lyon conquistou a quinta vitória em seis jornadas. Uma vitória por 2-1 contra o Go Ahead Eagles coloca a equipa de Paulo Fonseca na liderança pela segunda jornada consecutiva, com a melhor diferença de golos e o maior número de golos marcados. A equipa neerlandesa ainda não perdeu todas as esperanças, mas precisará de pelo menos quatro pontos nos dois últimos jogos. Esta foi a 23.ª vitória do Lyon em casa na era da Liga Europa.

3 - Outro conjunto em excelente forma ultimamente é o Fenerbahçe, que aproveitou um cartão vermelho precoce em Brann para vencer o adversário norueguês por 0-4. Talisca marcou três golos para o emblema turco, ajudando-o a praticamente a garantir uma vaga na fase a eliminar. O Fener está há cinco jogos sem perder, a sua melhor série na fase principal de uma competição de clubes da UEFA em três anos.

13 - Não houve golos em Atenas entre o Viktoria Plzen e o Panathinaikos, num resultado que pouco ajudou as duas equipas na luta pelos oito primeiros lugares. No entanto, o Plzen será certamente o mais feliz dos dois, depois de ter jogado com um homem a menos durante uma hora. Este foi o 13.º empate sem golos de sempre do Plzen na Europa, e o terceiro consecutivo.

Siga a Liga Europa no Flashscore