Estugarda domina em casa
9 - O Dinamo de Zagreb perdeu pela segunda vez nesta fase do campeonato uma partida contra um adversário espanhol em casa, já que o Real Betis venceu por 1-3 na capital croata. Os três golos dos Verdiblancos surgiram com sete minutos de diferença na primeira parte, ajudando-os a alcançar a quarta vitória nesta fase do campeonato. O Dinamo perdeu jogos consecutivos em casa na Europa pela primeira vez em nove anos.
16 - O Rangers, finalista de 2021/22, está a caminho de dizer adeus à competição, depois de ter sido derrotado por 2-1 no terreno do Ferencvaros. Bence Otvos e Barnabas Varga marcaram os golos do campeão húngaro, que recuperou de uma desvantagem de um golo para se manter invicto. Desde a vitória sobre o Fenerbahçe nos oitavos de final da época passada, o Gers está há sete jogos fora de casa sem vencer, tendo perdido seis deles. Nesta série tórrida, sofreram 16 golos.
25 - Ludogorets e PAOK protagonizaram um espetáculo em Razgrad, onde as duas equipas chegaram a estar em vantagem. Os da casa estavam perto de conquistar os três pontos, mas Anestis Mythou empatou a partida aos 90 minutos. Com isso, as duas equipas conquistaram um ponto no empate (3-3). No total, foram marcados 25 golos nos jogos do Ludogorets na Liga Europa este ano, o maior número de todas as equipas. O PAOK tem o segundo maior número de golos, com 23.
4 - Igor Jesus foi o herói do Nottingham Forest nos Países Baixos. O brasileiro marcou o golo da vitória por 2-1 sobre o Utrecht aos 88 minutos do segundo tempo. De repente, o Forest vê-se na luta por um lugar entre os oito primeiros, já que está a apenas dois pontos de distância. Esta foi a quarta vez que conseguiu vencer um clube neerlandês, e a segunda vez consecutiva que saiu vencedor fora de casa.
78 - O SC Braga alcançou a sua quarta vitória nas rondas principais da Liga Europa ao derrotar por 0-1 o já eliminado OGC Nice. Um golo de Pau Victor na primeira parte colocou a equipa portuguesa perto do apuramento direto. Os Aiglons estão fora da Liga Europa a duas jornadas do fim, depois de terem perdido os seus seis jogos. Quanto ao SC Braga, a vitória em França foi a 78.ª de sempre na competição, tanto na sua versão atual como na época da Taça UEFA.
49 - O Estrela Vermelha reforçou ainda mais a sua posição entre os 24 primeiros graças a uma vitória apertada por 1-0 sobre o Sturm Graz. O campeão sérvio marcou aos dez minutos do segundo tempo e conquistou a terceira vitória consecutiva. O clube está perto de voltar à fase a eliminar da Liga Europa quatro anos depois da última vez. Além disso, o clube de Belgrado derrotou pela segunda vez uma equipa austríaca. A outra ocasião anterior aconteceu há 49 anos.
6 - Cho Gue-Sung foi o único jogador a balançar as redes na Dinamarca, quando o Midtjylland venceu o Genk por 1-0 e voltou a vencer. Foi a décima vitória do Midtjylland na Europa em 12 jogos, incluindo partidas de qualificação. O Midtjylland garantiu um lugar na fase a eliminar pela terceira vez consecutiva na Liga Euroa. Além disso, conseguiu o sexto jogo sem sofrer golos na competição nesta temporada, mais do que qualquer outro clube.
18 - O conjunto que mais impressionou nos primeiros jogos foi o Estugarda, que goleou o Maccabi Tel Aviv, de Israel, por 4-1. Dois gols em cada parte foram suficientes para que os alemães subissem para o nono lugar da fase de classificação e garantissem uma vaga na fase a eliminar. Agora, a equipa alemã vai perseguir um lugar entre os oito primeiros, principalmente porque está a apenas um ponto de distância. O Maccabi, por sua vez, sofreu 18 golos nesta fase, mais do que qualquer outra equipa.
29 - Os três pontos foram fundamentais para o Young Boys, que venceu o Lille por 1-0. O emblema suíço aproveitou o facto de ter jogado boa parte da partida com mais um jogador e marcou o golo da vitória aos 61 minutos. Com o triunfo, o conjunto suíço chegou aos nove pontos e juntou-se ao adversário. O Lille jogou com um homem a menos desde os 32 minutos, depois de Ayyoub Bouaddi ter sido expulso. A partir daí, o Young Boys marcou o seu único golo 29 minutos depois de ter ficado com um homem a mais.
FC Porto dominador em casa
11 - O Aston Villa parece não poder ser parado neste momento. Os ex-campeões europeus estão a fazer uma grande temporada e a sua última vítima foi o Basileia. Youri Tielemans saiu do banco depois do intervalo para marcar o golo da vitória por 2-1. Os Villans estão apurados com duas jornadas de antecedência e podem garantir um lugar entre os oito primeiros na próxima ronda. O Basileia, apesar de todas as oportunidades que criou, não conseguiu marcar o segundo golo. Foram 11 remates na partida, mais do que o adversário (7).
26 - Tendo que fazer o trabalho da maneira mais difícil, o Bolonha recuperou de uma desvantagem de 1-0 contra o Celta de Vigo, vencendo o confronto por 1-2 em solo espanhol. Federico Bernardeschi foi o herói dos rossoblu, marcando dois golos em oito minutos. Com o triunfo, o emblema italiano ultrapassou o rival espanhol na tabela. Foi a segunda vez que o Bolonha venceu duas partidas seguidas fora de casa para a competição. A outra ocasião aconteceu há 26 anos, na Taça UEFA.
17 - Finalista em 2022/23, a AS Roma conquistou a terceira vitória consecutiva, completando a dobradinha contra os emblemas suecos. Os dois golos de Evan Ferguson foram fundamentais para os Giallorossi na vitória por 3-0 sobre o Celtic. Arne Engels não conseguiu converter um penálti para os Hoops pouco antes do intervalo, o que não ajudou em nada. O conjunto escocês sofreu a sua 17.ª derrota contra um adversário italiano na Europa. Apenas os clubes alemães e espanhóis tiveram mais sucesso contra eles.
12 - O FC Porto manteve a campanha perfeita em casa na Liga Europa nesta temporada. O campeão de 2010/11 venceu em casa o Malmo por 2-1 e está praticamente apurado diretamente para os oitavos. Samu foi o grande destaque da partida, ao apontar os dois golos dos dragões em apenas seis minutos. O Malmo está condenado à eliminação, já que a série sem vitórias na Liga Europa propriamente dita chegou a 12 jogos (0-3-9).
20 - O jogo mais divertido da ronda aconteceu na Roménia, onde o FCSB recuperou de uma desvantagem de dois golos para vencer o Feyenoord por 4-3. Florin Tanase foi o herói do jogo, marcando praticamente no último remate do jogo. Ambas as equipas estão com seis pontos antes das duas últimas jornadas de janeiro. Foi apenas a segunda derrota do Feyenoord contra um conjunto romeno, a outra aconteceu há 20 anos.
28 - O Friburgo é uma das quatro equipas que ainda não perderam na Liga Europa esta temporada, após uma vitória por 1-0 sobre o RB Salzburgo, que ficou reduzido a 10. O único golo foi marcado por Philipp Leinhart cinco minutos após o intervalo. Os austríacos, que perderam a quinta partida, vão ficar pelo caminho na fase de liga. O Friburgo foi a equipa mais ousada, com 28 remates durante os 90 minutos.
23 - Apesar de não ter sido tão simples quanto gostaria, o Olympique Lyon conquistou a quinta vitória em seis jornadas. Uma vitória por 2-1 contra o Go Ahead Eagles coloca a equipa de Paulo Fonseca na liderança pela segunda jornada consecutiva, com a melhor diferença de golos e o maior número de golos marcados. A equipa neerlandesa ainda não perdeu todas as esperanças, mas precisará de pelo menos quatro pontos nos dois últimos jogos. Esta foi a 23.ª vitória do Lyon em casa na era da Liga Europa.
3 - Outro conjunto em excelente forma ultimamente é o Fenerbahçe, que aproveitou um cartão vermelho precoce em Brann para vencer o adversário norueguês por 0-4. Talisca marcou três golos para o emblema turco, ajudando-o a praticamente a garantir uma vaga na fase a eliminar. O Fener está há cinco jogos sem perder, a sua melhor série na fase principal de uma competição de clubes da UEFA em três anos.
13 - Não houve golos em Atenas entre o Viktoria Plzen e o Panathinaikos, num resultado que pouco ajudou as duas equipas na luta pelos oito primeiros lugares. No entanto, o Plzen será certamente o mais feliz dos dois, depois de ter jogado com um homem a menos durante uma hora. Este foi o 13.º empate sem golos de sempre do Plzen na Europa, e o terceiro consecutivo.
