A Liga Europa deu início à segunda temporada deste novo formato com os jogos da primeira jornada fase principal a disputarem-se na quarta e quinta-feira. 18 partidas deram origem a 14 vencedores nos dois dias de ação. Veja aqui os números de cada partida.
Betis nega vitória ao Forest, SC Braga começa com vitória
39 - PAOK e Maccabi Tel Aviv anularam-se na Grécia num empate sem golos. Um resultado que não beneficiou nenhuma das equipas que pretendem passar esta fase. Foi a primeira vez que o Maccabi empatou com um adversário grego em 15 jogos. Além disso, para um clube cujos jogos europeus têm sempre golos, foi talvez surpreendente que nenhum tenha sido marcado. Foi a primeira vez em 39 jogos continentais que os israelitas não marcaram.
6 - Os primeiros golos da nova campanha da Liga Europa surgiram na Dinamarca, com o anfitrião FC Midtjylland a vencer o Sturm Graz por 2-0. Os golos foram marcados no início e no fim da partida, com os dinamarqueses a manterem o bom início de campanha. O Midtjylland está agora na sua mais longa série de vitórias de sempre nas competições europeias de clubes, tendo vencido os seus últimos seis jogos, incluindo as eliminatórias.
8 - No regresso ao futebol europeu, o Nottingham Forest sofreu um golo no final do encontro com o Betis(2-2). Antony deu um ponto ao clube andaluz no regresso à Liga Europa, que procura melhorar a sua última exibição, há dois anos. No entanto, o Betis continua a ter dificuldades contra equipas inglesas - tem 1-2-7 contra adversários da Premier League. O emblema espanhol pode consolar-se com o facto de ter marcado em cada uma das suas últimas oito competições continentais, fazendo 4-3-1 nesse período.
18 - O SC Braga, que não passou desta fase no ano passado, venceu em casa o Feyenoord por 1-0, graças a um golo de Fran Navarro a 11 minutos do fim. A equipa neerlandesa não tem tido a melhor sorte nos seus últimos jogos fora de casa na competição continental. Desde que venceu os dois primeiros jogos fora de casa na Liga dos Campeões da época passada, o clube de Roterdão marcou 18 golos numa série de cinco jogos sem vencer (0-2-3).
4 - O Estrela Vermelha e o Celtic empataram na capital sérvia, pois dois golos na segunda parte não conseguiram separar os antigos vencedores da Taça dos Campeões Europeus. Naquele que é o seu regresso à Liga Europa depois de três épocas na Champions, os Hoops esperavam um melhor começo. Em vez disso, empatam um jogo europeu pela quarta vez consecutiva. Todas as três partidas continentais que disputaram nesta temporada terminaram empatadas.
3 - O Dínamo de Zagreb venceu em casa o Fenerbahçe por 3-1. Os dois golos de Dion Beljo deram a vitória ao time croata. Depois de ter perdido por pouco a eliminatória da Liga dos Campeões há um ano, o Dínamo de Zagreb não poderia ter tido um começo melhor desta vez. O Fener continua sem vencer o seu adversário, com quem já soma três jogos. Também perderam com os croatas na competição de 2018/19, empatando a outra partida.
11 - O Friburgo foi obrigado a suar no final do jogo contra o Basileia, mas no final, o emblema da Bundesliga segurou a vitória por 2-1. Um golo em cada tempo foi o suficiente para a equipa, que chegou aos oitavos da competição em suas duas participações anteriores. O Basileira terá de continuar à espera da primeira vitória na competição continental. Para o Friburgo, foi a 11.ª vitória na Liga Europa, na terceira vez em que chegou a esta fase do torneio.
12 - O Malmo não poderia ter sido mais diferente do que na ronda anterior. Os suecos foram derrotados em casa por 2-1 pelo Ludogorets, que tem tido muitos insucessos fora de casa nos últimos tempos. Os campeões búlgaros conquistam o primeiro triunfo fora de casa na Liga Europa pela primeira vez desde 2019. Para o Malmo, no entanto, as dificuldades na Liga Europa continuam, já que esta é a 12.ª derrota na competição nas últimas três temporadas, com uma única vitória durante esse período.
13 - A Roma iniciou a campanha na Liga Europa com uma vitória por 2-1 contra o Nice no sudeste de França. Os Giallorossi, que chegaram à final em 2022/23, marcaram dois golos em três minutos com dois defesas, conseguindo assim a sétima vitória sobre um adversário francês (7-3-2). Mais uma derrota europeia para os Aiglons, que estão há 13 jogos sem vencer (0-4-9) desde que bateram o Sheriff Tiraspol nos oitavos de final da Liga Conferência de 2023/24.
Panathinaikos domina na Suíça, Rangers é derrotado
5 - Um golo de David Miculescu aos 13 minutos do segundo tempo foi o suficiente para o FCSB vencer o Go Ahead Eagles por 1-0, atual vencedor da Taça dos Países Baixos. Os campeões romenos voltaram a jogar na Liga Europa, depois de uma campanha impressionante em 2024/25, que os levou ao play-off. A vitória de quinta-feira foi a quinta sobre um adversário neerlandês e a primeira desde a edição de 2012/13, quando eliminou o Ajax nos oitavos de final.
17 - Em casa, o Lille foi obrigado a suar para vencer o Brann, estreante na fase de grupos Liga Europa, por 2-1. Os Dogues, que participam na competição pela primeira vez desde a temporada 2020/21, venceram a partida a 10 minutos do fim. Tentar vencer o clube da Ligue 1 no Stade Pierre-Mauroy durante uma fase de grupos não é nada fácil. O Lille está agora há 17 jogos sem derrota em casa nesta fase de uma competição de clubes da UEFA, uma série que remonta a 13 anos.
7 - O Aston Villa venceu o Bolonha por 1-0, derrotando a equipa italiana pelo segundo ano consecutivo numa fase do campeonato. O Villa, duas vezes finalista da Taça UEFA, nunca tinha participado na Liga Europa propriamente dita até esta época. O mesmo se pode dizer do Bolonha, que está há sete jogos sem vencer fora de casa na competição continental, desde a época 1999/2000.
52 - O Ferencvaros não se deu por vencido e conseguiu um empate no final do jogo contra o Viktoria Plzen, a equipa que o eliminou na época passada. Aleksandar Pesic foi o herói dos húngaros, marcando o golo aos 90+4 minutos em Budapeste. O facto notável para o Fradi foi o facto de ter jogado 52 minutos - sem contar com os descontos - com menos um homem, tendo já sofrido um golo antes de ficar reduzido a 10.
10 - Os problemas do Rangers continuam e o clube volta a perder com um adversário belga, desta vez o Genk. Os Smurfs venceram por 1-0 em Ibrox, com o ex-atacante do Celtic Oh Hyeon-Gyu a fazer a diferença. Depois de já terem sido eliminados da Liga dos Campeões pelo Club Brugge, os Gers perderam três vezes seguidas contra equipas da Bélgica. O Genk marcou golos em cada um dos seus últimos cinco jogos fora de casa na Europa, tendo marcado 10 vezes durante esse período.
15 - O desastroso desempenho do Salzburgo em casa nas competições da UEFA continuou, pois um golo aos 90+3 minutos ajudou o FC Porto a vencer por 1-0. Depois de perder sete das oito partidas disputadas na Liga dos Campeões na temporada passada, incluindo os quatro jogos em casa, os austríacos precisarão melhorar rapidamente para evitar outra eliminação precoce. Talvez possam consolar-se com o facto de ter sido uma disputa acirrada - afinal, as duas equipas fizeram 15 remates cada uma durante os 90 minutos.
19 - O Estugarda impressionou em casa ao vencer o Celta de Vigo por 2-1. Os três golos do jogo foram marcados aos 45 minutos do segundo tempo e os alemães tiveram o início ideal da competição. O Celta, que chegou às meias-finais na sua única participação anterior na competição, perdeu com um clube da Bundesliga pela primeira vez em 19 temporadas. A última vez aconteceu nos oitavos da Taça UEFA de 2006/07, quando o Werder Bremen venceu os dois jogos.
14 - O Lyon foi obrigado a trabalhar nos Países Baixos, marcando um golo aos 75 minutos para vencer o Utrecht por 1-0. Apesar de ter tido mais de 60% da posse de bola, o clube de Paulo Fonseca só conseguiu marcar um golo. Ainda assim, foi uma proeza impressionante levar a melhor sobre o Utrecht, que vê assim terminada a sua série invicta de 14 jogos no Galgenwaard Stadion.
2 - O Panathinaikos abriu uma vantagem de 3-0 no primeiro quarto do jogo contra o Young Boys. No final, os gregos venceram por 4-1, conquistando a maior goleada da jornada. Nos últimos cinco jogos da competição continental, o Pana está invicto (2-3-0) e não sofreu golos. Durante esta sólida série, o clube de Atenas sofreu apenas dois golos desde que foi eliminado pelo Rangers na Liga dos Campeões. no final de julho.