Mais

Liga Europa: Uma estatística de cada um dos jogos da segunda jornada da fase de liga

O Go Ahead Eagles conquistou a sua primeira vitória europeia de sempre
O Go Ahead Eagles conquistou a sua primeira vitória europeia de sempreANGELOS TZORTZINIS / AFP

A segunda ronda da fase de liga da Liga Europa raramente desiludiu, já que apenas um jogo viu uma equipa vencer por mais de dois golos. Veja aqui um dado de cada partida após a jornada.

Brann e Go Ahead vencem pela primeira vez

3 - O Lille conseguiu um resultado incrível ao derrotar a Roma por 0-1 no Estádio Olímpico. Um golo de Arnar Haraldsson logo no início do jogo decidiu a partida a favor dos Dogues. O número três tem um significado importante. Em primeiro lugar, a Roma perdeu com um clube francês pela terceira vez em 13 jogos (7-3-3). Por outro lado, o Lille venceu em solo italiano pela terceira vez consecutiva.

15 - O Bolonha não conseguiu mais do que um ponto contra o Friburgo, já que ambas as equipas conquistaram o seu primeiro ponto na fase de liga após um empate (1-1). O golo de Riccardo Orsolini no primeiro tempo foi anulado por um penálti cobrado por Junior Adamu pouco antes do intervalo. Os Rossoblu continuam invictos em casa nas competições europeias em 15 jogos (8-7-0).

7 - O SK Brann, da Noruega, venceu o Utrecht por 1-0 diante dos seus adeptos. Saevar Magnusson marcou o único golo do jogo quatro minutos antes do intervalo. O Brann já fez algo que raramente fez na fase de grupos anterior: não sofrer golos. Agora, está há sete jogos sem perder contra adversários neerlandeses (3-4-0).

11 - O Fenerbahçe voltou a vencer, ao derrotar o OGC Nice por 2-1 em casa. Kerem Akturkoglou marcou os dois golos para o clube turco, que segue invicto nos seus jogos continentais em casa. Os problemas do Nice são um pouco mais profundos, pois os Aiglons não venceram nos últimos 11 jogos da fase de liga (0-4-7).

9 - O SC Braga mantém o seu impressionante arranque na Liga Europa. Os golos em ambas as partes foram suficientes para a vitória por 0-2 sobre o Celtic, num estádio difícil de jogar. A equipa portuguesa, que está a disputar a sua 10.ª fase de grupos da Liga Europa, não perdeu nos seus últimos nove jogos continentais (8-1-0).

12 - O Young Boys está muito feliz por finalmente voltar a marcar. Graças a um golo de Joel Monteiro na primeira parte, a equipa suíça venceu o FCSB por 2-0. Foi a terceira vez consecutiva que os romenos não conseguiram marcar em casa num jogo da fase de apuramento de campeão. Mais importante ainda, o Young Boys encerrou uma série de 12 jogos sem vitórias em jogos fora da fase de grupos, que remonta a 2020/21.

6 - O Real Betis continuou a dominar o Ludogorets. Três anos depois do último encontro entre as equipas, os Verdiblancos venceram por 0-2 em Razgrad. O Betis igualou a invencibilidade de seis jogos fora de casa em competições europeias, com quatro vitórias em quatro partidas.

8 - O Go Ahead Eagles foi um dos maiores vencedores do dia. Os detentores da Taça dos Países Baixos, a disputar a primeira fase de liga da sua história, recuperaram de uma desvantagem de um golo para vencer o Panathinaikos por 1-2 fora de casa. Com um golo de Milan Smit a oito minutos do fim, a equipa de Deventer conquistou a sua primeira vitória na Europa, à oitava tentativa.

1 - Houve vários cartões vermelhos na República Checa, mas isso não impediu o Viktoria Plzen de derrotar o Malmo por 3-0. Este foi o único jogo da ronda em que uma equipa venceu por mais de dois golos. Os suecos foram dececionantes nesta partida, com apenas um remate à baliza durante os 90 minutos.

Forest surpreendido em casa, Sturm Graz mantém-se firme

29 - Apesar de ter perdido com um adversário da Bundesliga na primeira jornada, o Basileia venceu o Estugarda por 2-0. Albien Ajeti e Xherdan Shaqiri foram os autores dos golos no St. Jakob Park, onde o campeão suíço conquistou a sua primeira vitória na Europa nesta temporada. Foi uma derrota frustrante para o Estugarda, que fez 29 remates.

5 - O Celta de Vigo já pontua na Liga Europa após a vitória por 3-1 sobre o PAOK de Salónica. Foi necessária uma reviravolta, mas no final, a equipa espanhola, que chegou às meias-finais em 2016/17, conseguiu manter a sua invencibilidade contra equipas gregas. Esse número agora é de cinco (4-1-0).

22 - Tal como na primeira jornada, o FC Porto marcou um golo tardio para conquistar os três pontos. Desta vez, o Estrela Vermelha foi vítima do heroísmo dos campeões de 2010/11 e perdeu por 2-1. O Estrela Vermelha nunca se sentiu confortável em jogos fora de casa, sendo esta a sua 22.ª derrota num jogo da fase de grupos/fase de Liga na sua história.

19 - O Aston Villa tem dois resultados perfeitos ao derrotar o Feyenoord por 0-2 em Roterdão. Os Villans foram clínicos, marcando em dois dos seus três remates à baliza. Assim como o Estugarda, o Feyenoord teve muito mais oportunidades, mas, apesar das 19 tentativas, não conseguiu faturar.

4 - Barnabas Varga foi o herói do Ferencvaros na vitória por 1-0 sobre o Genk. Os belgas não conseguiram passar da fase de grupos nas últimas três tentativas, e esta derrota pode ser crucial para eles. O Fradi, por sua vez, está há quatro jogos sem perder na Europa (3-1-0).

20 - O Lyon recuperou de um penálti falhado no início do jogo e venceu o RB Salzburgo por 2-0 em casa. Adam Karabec foi o autor dos dois golos do Lyon, que venceu pela terceira vez consecutiva os dois primeiros jogos da fase de grupos na Europa. O Salzburgo sofreu 20 golos nos seus últimos seis jogos continentais, todos eles com derrotas.

50 - O Dínamo de Zagreb venceu o Maccabi Tel Aviv por 3-1. Os croatas venceram os seus dois primeiros jogos na Liga Europa, juntando-se ao grupo de sete equipas que venceram os seus dois primeiros jogos nesta temporada. Dito isto, o jogo foi mais renhido do que parece. Afinal, ambas as equipas tiveram 50% da posse de bola.

10 - O FC Midtjylland manteve o seu registo impecável fora de casa na Europa, vencendo o Nottingham Forest por 2-3. O golo de Valdemar Byskov, aos 88 minutos, acabou por fazer a diferença no City Ground, já que o Forest continua sem vencer na Liga Europa. Os dinamarqueses venceram os quatro jogos fora de casa na Europa em 2025/26, marcando 10 golos no processo.

16 - Em mais uma partida equilibrada, o Sturm Graz venceu o Rangers por 2-1. Os campeões austríacos selaram o triunfo no primeiro tempo, com dois golos. Apesar de ter marcado o seu golo pouco depois do intervalo, o Rangers não conseguiu fazer o segundo. As duas equipas somaram um total de 16 remates cada, num jogo fascinante.

Siga a Liga Europa no Flashscore