Cometeu "cerca de quatro erros desta magnitude" na sua carreira, "que são bastante estúpidos, mas que muitas vezes acabaram bem para as equipas", descreveu o jogador de 36 anos. Como exemplo, Mats Hummels citou um erro cometido contra o Real Madrid nas meias-finais da Liga dos Campeões de 2013: "Mas depois ganhas o jogo por 4-1 e isso não pesa tanto. Foi assim que expulsaste a tua equipa sozinho".
Depois de ter sido expulso aos dez minutos de jogo em Bilbau, a Roma perdeu por 3-1 e foi eliminada.
"Foi realmente horrível", disse o campeão do mundo de 2014: "Ficar no balneário e esperar o jogo inteiro que eles conseguissem, de alguma forma, passar. Sabes que agora cada um deles tem de fazer mais metros, só por tua causa. Todos estão a sofrer por tua causa".
O apoio da Roma
Os dias que se seguiram ao jogo, em que foi duramente criticado pela imprensa italiana, foram "péssimos". Voltou a ver a cena e admitiu que tudo aquilo "parecia ainda pior na televisão do que parecia. Porque é ainda mais óbvio que este passe simplesmente não funciona".
No entanto, o apoio do clube ajudou-o muito e Hummels "raramente tinha experimentado uma reação tão boa de uma equipa a algo assim", disse o defesa.
Hummels mostrou-se compreensivo com o cartão vermelho por uma falta cometida na sequência de um passe errado seu, mas descreveu-a como uma "decisão dura".
"Na minha opinião, não era um lance para cartão vermelho porque foi a poucos metros do nosso meio-campo. Fiquei muito surpreendido por ter recebido um vermelho direto. Se ele dá um amarelo primeiro, não acho que o VAR vai aumentar para vermelho", explicou.