Depois de uma temporada em que ficou pelo play-off às mãos da Roma, o FC Porto volta a entrar como um dos principais favoritos à conquista da prova. De resto, só os italianos têm melhor ranking que os azuis e brancos de entre os 36 participantes.
Os adversários do FC Porto: Rangers (casa), Salzburgo (fora), Estrela Vermelha (casa), Viktoria Plzen (fora), Nice (casa), Nottingham Forest (fora), Malmö (casa) e Utrecht (fora).
O histórico
O Rangers é um adversário conhecido do FC Porto. De resto, os dragões defrontaram os escoceses por seis ocasiões, em três ocasiões diferentes, mas o saldo não é, de todo, positivo. Contas feitas, os azuis e brancos venceram apenas um jogo (três derrotas e dois empates) e foi em 1983, na Taça dos Vencedores das Taças (1-0). Em casa, nunca perderam e a este triunfo juntam dois empates a uma bola, na Liga dos Campeões (2005/06) e Liga Europa (2019/20).
Vai haver também um reencontro com o Utrecht, equipa que o FC Porto defrontou na Taça UEFA de 1982. Os dragões ultrapassaram os neerlandeses na primeira ronda com um 3-0 no agregado da eliminatória.
O Salzburgo, o Estrela Vermelha, o Viktoria Plzen, o Nice, o Malmö e o Nottingham Forest vão ser novidades, já que nunca foram adversários dos azuis e brancos. No entanto, os ingleses reservam uma curiosidade: Nuno Espírito Santo.
O treinador português regressa a um clube representou como jogador (2022 a 2005 e 2007 a 2010) e como treinador (2016/17).