Mais

O caminho do SC Braga: Duas viagens a Glasgow e cinco novidades

SC Braga festeja o apuramento
SC Braga festeja o apuramentoSC Braga

O SC Braga ficou a conhecer, esta sexta-feira, os oitos adversários da fase principal da Liga Europa 2025/16. Os arsenalistas, recorde-se, apuraram-se após terem ultrapassado Levski Sófia (segunda pré-eliminatória), Cluj (terceira pré-eliminatória) e Lincoln Red Imps (play-off).

Depois de uma passagem para esquecer na edição passada da Liga Europa, onde foi uma das equipas eliminadas na fase principal, ao ficar no 25.º posto, o SC Braga procura dar uma cara diferente em 2025/26. Os arsenalistas chegam como uma das equipas cotadas, sendo a 10.ª com melhor ranking de entre as 36 presentes.

Os adversários do SC Braga: Rangers (fora), Feyenoord (casa), Estrela Vermelha (casa), Celtic (fora), Nottingham Forest (casa), Nice (fora), Genk (casa) e Go Ahead Eagles (fora).

O histórico

Ditou o sorteio que o SC Braga tem de viajar duas vezes a Glasgow, de onde não tem boas memórias. Os arsenalistas defrontaram o Rangers em quatro ocasiões, todas na Liga Europa, e só venceram uma vez (1-0), na Pedreira. Nas duas visitas ao Ibrox perderam (3-2 nos 16avos de final de 2019/20 e 3-1 nos quartos de final de 2021/22).

Com o vizinho Celtic, o histórico é mais agradável. Pese embora a derrota na Escócia (2-1), o SC Braga venceu em casa (3-0) e, na altura, avançou da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões em 2010/11.

O Estrela Vermelha é outro reencontro dos tempos recentes do SC Braga. Os arsenalistas encontraram os sérvios em cinco ocasiões, todas no século XXI, mas só venceram uma vez (2-0, em 2007/08). De resto, no Municipal de Braga gozam de uma invencibilidade diante do conjunto de Belgrado (dois empates e uma vitória).

Feyenoord, Nottingham Forest, Nice, Genk e Go Ahead Eagles vão ser novidades para os adeptos arsenalistas. Vai ser a primeira vez que o SC Braga vai defrontar estas equipas em termos oficiais, com a curiosidade de ter Nuno Espírito Santo a Braga, um terreno onde, como treinador, só conseguiu vencer uma vez em cinco tentativas (três empates e uma derrotas).

Tudo sobre o torneio para ler aqui