Paulo Fonseca torna-se o treinador com maior percentagem de vitórias na história do Lyon

Paulo Fonseca, treinador do Lyon
Paulo Fonseca, treinador do LyonREUTERS/Pierre Albouy

Paulo Fonseca continua a escrever história no Olympique Lyon e atravessa um momento como pouco se vê na Europa. Com 64,6% de vitórias em jogos oficiais (31 em 48), tornou-se no treinador com a maior percentagem de vitórias na história do clube francês, superando Gérard Houllier (63,9%). 

O Lyon atravessa também um dos momentos mais fortes do futebol europeu, somando 11 vitórias nos últimos 12 jogos e uma série atual de 9 vitórias consecutivas em todas as competições, a melhor em curso entre as cinco principais ligas europeias. 

Esta sequência coloca o clube ao nível dos maiores protagonistas da temporada, numa lista que inclui Bayern (16 vitórias seguidas), Barcelona e Aston Villa (11) e Arsenal e Lens (10).

Esta série confirma o impacto competitivo do conjunto orientado pelo treinador português, superando equipas como Manchester City (8), Real Madrid (7) ou Inter (7).  

Estou muito feliz por nos termos apurado diretamente para a fase a eliminar da Liga Europa e incrivelmente orgulhoso de toda a equipa. Continuaremos a trabalhar ao máximo para manter este ritmo. Obrigado a todos os adeptos pelo apoio incrível”, escreveu Paulo Fonseca nas redes sociais após a vitória de ontem sobre o PAOK

O Lyon alcançou ainda a 20.ª vitória da temporada em apenas 29 jogos. Desde 2006/07 que o clube francês não chegava tão rapidamente aos 20 triunfos. Na altura precisou de 25 jogos, sob o comando de Gérard Houllier.

Os últimos jogos do Lyon
Os últimos jogos do LyonFlashscore

Na Liga Europa, o Lyon terminou a fase Liga em primeiro lugar com 21 pontos, à frente do Aston Villa na diferença de golos. O técnico luso reforçou ainda o seu estatuto continental ao tornar-se o quarto treinador com mais jogos na competição (59) de sempre, ultrapassando José Mourinho. 

Classificação do Lyon na Liga Europa
Classificação do Lyon na Liga EuropaFlashscore

Paralelamente ao sucesso desportivo, Paulo Fonseca tem sido um forte impulsionador da formação. Na vitória por 4-2 frente ao PAOK, privado de jogadores como Endrick, Corentin Tolisso, Pavel Sulç, entre outros, vários jovens tiveram papel decisivo, incluindo Rémi Himbert (17 anos), Alejandro Gomes Rodríguez (17 anos)  e Khalis Merah (18 anos), que entraram para a lista dos jogadores mais jovens a marcar pelo Lyon nas competições europeias. Também Afonso Moreira (20 anos), Adil Hamdani (17 anos) e Adam Karabec (22 anos) contribuíram com golos ou assistências para a 7.ª vitória do Lyon na prova. 

O Lyon é ainda a equipa que mais contribuiu para o coeficiente de França na UEFA esta época com 21.000 pontos, à frente do PSG (19.500).