Mais

Brian Rodríguez renova com o América e aponta à presença no Mundial

Brian Rodríguez renova com o América com os olhos postos no Mundial
Brian Rodríguez renova com o América com os olhos postos no MundialMANUEL VELASQUEZ / Getty Images South America / Getty Images via AFP

Após meses de tensão entre a direção do América e Brian Rodríguez, ambas as partes chegaram a um acordo para que o uruguaio continue em Coapa até 2029, com um aumento salarial significativo e a certeza de se manter em destaque tendo em vista o Mundial do próximo ano.

Uma oferta de 10 milhões de dólares em cima da mesa não fez vacilar a direção do Club América, fortalecida por um recente tricampeonato que consolidou desportiva e financeiramente toda a organização, em deixar sair Brian Rodríguez, peça fundamental nesse período de glória.

O uruguaio, ciente do seu papel de destaque no esquema do brasileiro André Jardine que o levou a ser convocado para a sua seleção, sabia que o fim do seu contrato, já em dezembro próximo, seria um momento chave e determinante na sua vida. Com 25 anos feitos, Rodríguez entendeu que tinha de consolidar economicamente a sua carreira.

Mas, embora ambas as partes soubessem que as condições tinham mudado após o estrondoso sucesso desportivo alcançado, as negociações colocaram em risco a continuidade do ‘Rayito’, que não escondeu a sua tentação de garantir um contrato multimilionário em destinos afastados da elite. No entanto, no final, o aspeto desportivo acabou por pesar, levando o clube e o jogador a chegarem a um acordo até 2029 com um aumento substancial do salário.

Chegar com ritmo ao Mundial

Uma oferta do Catar e outra do Inter Miami fizeram soar os alarmes nos escritórios do Club América perante a possibilidade de perder um dos seus ativos mais importantes dentro e fora de campo. É que o que Rodríguez tem feito em campo repercutiu no carinho de uma massa adepta rendida à velocidade e ao drible do uruguaio.

E embora o representante tenha feito chegar a oferta de 10 milhões de dólares do Catar e o interesse do Inter Miami com a possibilidade de jogar com Lionel Messi como principal atrativo, o entorno do jogador também deixou claro o seu desejo de não abdicar das suas hipóteses de continuar a ser convocado para a Seleção do Uruguai.

Porque quase ao mesmo nível do que conseguiu no México, Rodríguez nunca deixou de valorizar a consideração que Marcelo Bielsa, o ideático e icónico treinador argentino à frente da ‘Celeste’, encontrou no jogador do América um futebolista sempre disposto a dar tudo e uma pessoa que se integrou bem no grupo do selecionado charrua.

A ilusão de um novo título

Com isso em mente e como prioridade absoluta, apesar das cifras tentadoras que lhe foram apresentadas do Médio Oriente e dos Estados Unidos, Rodríguez impulsionou as negociações para se manter no México, baixando um pouco as suas pretensões. A notícia da sua renovação é, sem dúvida, a mais aguardada pelo americanismo nos últimos meses.

Resolvido o impasse emocional e financeiro entre a equipa e uma das suas maiores figuras, os adeptos azulcremas anseiam que a equipa feche em força a fase inicial do Apertura 2025 da Liga MX e consolide a sua presença na Liguilla. A última final perdida frente ao Toluca é uma ferida aberta que precisa de ser fechada. Para o conseguir, todo o americanismo entende, é necessário ter Brian Rodríguez em campo. Algo de que poderão desfrutar por mais quatro anos.