Apenas duas semanas depois de ter sido distinguido com a Bola de Ouro para o melhor guarda-redes da época 2024/25 do futebol mexicano, o colombiano Kevin Mier cometeu dois erros graves na visita do Cruz Azul ao Atlas, em jogo da segunda jornada do torneio Apertura 2025.
No sábado, La Máquina do Cruz Azul defrontou os Zorros do Atlas no Estádio Jalisco e conseguiu evitar a derrota, apesar de dois erros flagrantes de Kevin Mier, que geraram polémica.
O Cruz Azul ficou em desvantagem logo aos 17 minutos, depois de o defesa colombiano Ditta recuar a bola para Mier, que, posicionado à frente da meia-lua da área, falhou o controlo com os pés e perdeu a bola para o avançado Eduardo Aguirre, que fez o 1-0 para o Atlas, com a baliza completamente deserta.
Os Zorros aumentaram a vantagem para 2-0 antes do intervalo, mas La Máquina reagiu e chegou ao empate com golos consecutivos aos 55' e 58'. Contudo, apenas dois minutos depois, Kevin Mier voltou a comprometer, permitindo o 3-2 do Atlas com mais um erro insólito.
Aos 60 minutos, Matheus Doria rematou de pé esquerdo de longa distância, a mais de 30 metros da baliza, e o guarda-redes colombiano deixou escapar a bola das luvas, permitindo o terceiro golo da equipa da casa.
Para sua sorte, os da Cidade do México acabariam por resgatar o empate a 3-3 aos 90 minutos.
Erros infantis
Nessa noite de pesadelo, na rede social X sentenciaram a atuação do guarda-redes colombiano com comentários como: "Se Kevin Mier fosse mexicano, com esses erros tão infantis já seria guarda-redes suplente".
Alguns adeptos recordaram falhas que o guarda-redes cometeu em jogos decisivos como as que resultaram em eliminações frente ao América nas meias-finais dos torneios Apertura 2024 – por má colocação perante um remate de longa distância – e Clausura 2025 – por não segurar uma bola na área e cometer um penálti.
"Já são vários erros infantis de Mier que custaram jogos, inclusive em fases finais. Seria bom dar oportunidade a outro guarda-redes, tendo em conta que Mier pode sair a qualquer momento, ou pelo menos que não sinta que o seu lugar está seguro", foi a opinião de outro adepto.
Houve até comentários insinuando que ele errou deliberadamente, o que levou Javier Alarcón, jornalista da ESPN, a matizar as críticas: "O diabo azarado apareceu para ele, mas daí a dizer que fez de propósito... é uma idiotice".
Alarcón, adepto confesso do Cruz Azul, lançou uma sugestão: "Tem que corrigir, evidentemente, os excessos de confiança".
Larcamón defende Mier
Uma crítica recorrente dos adeptos centrou-se nas falhas inadmissíveis do colombiano contra o Atlas, quando é considerado um "guarda-redes moderno" por jogar a bola com os pés, atuar constantemente fora da área e iniciar jogadas desde trás.
"Ao melhor com os pés falharam as mãos", apontou David Faitelson, jornalista da TUDN, que, apesar dos erros, deu o seu voto de confiança ao guarda-redes: "É um dos melhores guarda-redes da Liga MX. Para errar é preciso estar lá".
No interior do Cruz Azul e após a partida, K.Mier foi apoiado pelos seus companheiros de equipa e pela equipa técnica.
"Foi uma daquelas noites em que os erros o deixaram exposto", reconheceu o treinador argentino do Cruz Azul, Nicolás Larcamón, em conferência de imprensa, embora tenha sublinhado que têm "o melhor guarda-redes do torneio e da Liga".