Mais

Keylor Navas apresentado no Pumas: "Gostamos de fazer história"

Keylor Navas, em conferência de imprensa
Keylor Navas, em conferência de imprensaFoto por YURI CORTEZ / AFP

O guarda-redes internacional costa-riquenho Keylor Navas foi apresentado esta quinta-feira como reforço dos Pumas da Universidade Nacional Autónoma do México, a partir do recém-iniciado torneio Apertura 2025 do futebol mexicano.

"Bem-vindo à tua família, Keylor Navas! Um dos maiores guarda-redes da história mundial chega à Cidade Universitária. O legado de um gigante chega da Costa Rica aos Pumas", publicaram os felinos universitários nos seus canais digitais.

"Não é um sonho, já sou dos Pumas", disse Navas com a camisola do emblema mexicano num vídeo publicado nas redes sociais.

No anúncio da contratação, os Pumas destacaram que o tico, de 38 anos, disputou três Mundiais (2014, 2018, 2022) e fez mais de 100 partidas pela seleção costa-riquenha. "Hoje a sua história continua na baliza universitária", apontaram.

Os Pumas serão o oitavo clube da sua carreira, depois de ter jogado no Saprissa da Costa Rica, nos espanhóis Albacete (segunda divisão), Levante e Real Madrid, no Paris Saint-Germain, no Nottingham Forest e no Newell's Old Boys, o mais recente.

Da sua trajetória de quase 20 anos em clubes, os Pumas destacaram que Navas foi tricampeão da Europa com o Real Madrid.

Os motivos de Keylor Navas

Keylor teve sua apresentação como guarda-redes dos mexicanos a cargo de Luis González, presidente do clube, que destacou a simplicidade e a trajetória do costa-riquenho.

"Hoje o desafio do melhor guarda-redes da história da Concacaf é representar e jogar por um clube com história e um grande plantel. Sentimo-nos muito orgulhosos", disse o dirigente.

Sobre a sua decisão de chegar ao futebol mexicano, o guarda-redes revelou que recusou uma proposta da Arábia e que teve referências de Sergio Ramos e James Rodríguez, seus ex-companheiros do Madrid, que agora jogam no México pelo Monterrey e pelo León.

"Tivemos propostas para jogar na Arábia Saudita, mas tomámos a decisão de estar nos Pumas. O nível da Liga mexicana está a crescer muito, é competitiva, e a sua infraestrutura é bastante boa", comentou.

Miguel Herrera, treinador mexicano da seleção da Costa Rica, também impulsionou a decisão de Keylor: "O professor disse-me que, sem nenhuma dúvida, eu chegava a um grande clube. Agradece-se esses conselhos para esclarecer dúvidas".

Sobre o desafio de conquistar o título da Liga que os Pumas não conseguem desde 2011, o guarda-redes costa-riquenho disse o seguinte: "Quando há ilusão estamos mais perto de alcançar os objetivos, na vida temos de viver com sonhos, ilusões e objetivos. Venho com toda a vontade de dar sempre o melhor de mim. Gostamos de fazer história".

Navas explicou que a decisão de assinar por um clube mexicano também foi tomada por motivos familiares junto com a sua companheira Andrea Salas: "No México, a minha mulher e eu sentimo-nos em paz e tranquilos, porque podemos estar perto da nossa família depois de termos estado longe durante tantos anos".

Fundados em 1954 e na primeira divisão desde 1962, os Pumas foram campeões da liga mexicana em sete ocasiões.

No atual Torneio Apertura 2025, os felinos ocupam o último lugar da classificação, sem pontos após duas jornadas.

Esta sexta-feira, no arranque da terceira jornada, enfrentarão fora o Querétaro, outro colista sem pontos.

Para este torneio, os Pumas também contrataram o médio galês Aaron Ramsey.