Mais

México: Chivas, de Milito, vence (1-2), Martial deixa escapar triunfo dos Rayados (2-2)

Martial podia ter feito o golo da vitória
Martial podia ter feito o golo da vitóriaGUILLERMO ARIAS / AFP

O Guadalajara, comandado pelo treinador argentino Gabriel Milito (45), alcançou a sua terceira vitória consecutiva ao vencer fora por 1-2 os Pumas, este domingo, na 12.ª jornada do torneio Apertura 2025 do futebol mexicano.

Pumas 1-2 Chivas

Em clara melhoria após um início difícil de torneio, o Chivas chegou aos 17 pontos. O Pumas sofreu a quinta derrota – terceira consecutiva – e ficou com 13 pontos.

"As vitórias eram indispensáveis e pouco a pouco recuperámos posições, mas temos de aumentar o nosso rendimento porque está a diminuir o número de jogos pela frente e não podemos cair na irregularidade", comentou Milito no final do jogo no estádio Olímpico Universitário da Cidade do México.

O Pumas desperdiçou a oportunidade de resgatar o empate nos descontos, ao falhar uma grande penalidade que o árbitro assinalou após revisão no VAR.

O médio equatoriano Pedro Vite adiantou os felinos por 1-0 ao minuto 48, ao rematar na área uma bola que a defesa do Guadalajara não conseguiu afastar.

Armando González empatou 1-1 para o Chivas com um cabeceamento, aos 55'. O guarda-redes costa-riquenho Keylor Navas tocou na bola quando esta já tinha ultrapassado a linha de golo.

A reviravolta do Rebaño concretizou-se perto do final, quando, após um contra-ataque, Daniel Aguirre apareceu à beira da pequena área para assinar o 1-2.

Aos 90+6', o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor dos Pumas; o colombiano Álvaro Angulo pediu para a cobrar e atirou ao travessão.

Tijuana 2-2 Monterrey

A jornada encerrou-se no estádio Caliente de Tijuana, onde os Xoloitzcuintles do Tijuana, orientados pelo uruguaio Sebastián Abreu, arrancaram o empate 2-2 aos Rayados do Monterrey, treinados pelo espanhol Domenec Torrent.

O Tijuana chegou aos 20 pontos e o Monterrey alcançou os 26..

"Não ficámos satisfeitos com o resultado, porque tivemos oportunidades para decidir o jogo", comentou Torrent. O técnico deixou indicações aos seus jogadores: "Aprender a abrandar o jogo – com faltas táticas ou controlando a bola – nos cinco ou dez minutos seguintes a marcarmos um golo; hoje voltaram a empatar-nos dois minutos depois".

Os Rayados jogaram sem as suas figuras espanholas, Sergio Ramos e Sergio Canales; o primeiro não foi convocado para este jogo disputado em relvado sintético, e o segundo está a recuperar de uma intervenção cirúrgica.

Quanto à ausência de Ramos, Domenec limitou-se a informar que foi por "decisão técnica".

Os Xoloitzcuintles adiantaram-se no marcador ao minuto 12, quando Frank Boya cabeceou ao poste esquerdo e o mesmo médio camaronês aproveitou o ressalto para fazer o 1-0 com outro cabeceamento.

Germán Berterame assinou um bis para a reviravolta dos Rayados. O argentino empatou 1-1 aos 45+6' com um remate frontal e fez o 2-1 com uma meia-volta aos 57'.

À hora de jogo, o equatoriano Adonis Preciado empatou (2-2) para o Tijuana com um toque rasteiro de pé esquerdo dentro da área.

Perto do final, aos 90+3', Anthony Martial apareceu sem marcação na pequena área do Tijuana e cabeceou ao lado do poste direito. Surpreendido pelo falhanço, o francês levou as mãos à cabeça, agachou-se e, ao levantar-se, pediu desculpa aos companheiros com um gesto.

Para os Diablos Rojos, este foi o seu nono triunfo no torneio e o sexto consecutivo.

Resultados da jornada

Sexta-feira

Necaxa 0-1 Pachuca

Mazatlán 2-1 Atlético San Luis

Atlas 3-1 Juárez

Sábado

Querétaro 3-1 Puebla

León 2-4 Toluca

Tigres 1-1 Cruz Azul

América 3-0 Santos

Domingo

Pumas 1-2 Guadalajara

Tijuana 2-2 Monterrey