Mais

México: James Rodríguez vai deixar o Club León

James Rodríguez ao serviço do Léon
James Rodríguez ao serviço do LéonLEOPOLDO SMITH / Getty Images South America / Getty Images via AFP

Ao contrário do que acontece com a seleção colombiana, James Rodríguez deixou apenas alguns lampejos do talento imaculado nas últimas equipas em que atuou. Tudo indica que o México, e a Liga MX, não serão os lugares em que sua carreira a nível de clubes voltará a decolar.

Em janeiro de 2025, a Liga mexicana voltou a ser notícia em várias partes do mundo quando o Club León, parte do proeminente Grupo Pachuca de Jesús Martínez, anunciou a contratação do colombiano James Rodríguez, com vistas à participação do elenco esmeralda no primeiro grande Mundial de Clubes, do qual acabaria sendo desclassificado pela FIFA. 

James assim se juntava à lista de craques que escolhiam o México para continuar suas carreiras, por diferentes motivos, mas gerando uma ilusão fervorosa em uma torcida que se congratulava por ter perto de si craques de nível mundial. O colombiano, com passado madridista, foi um dos mais ovacionados. 

A dor por não jogar o Mundial de Clubes 

Durante a qualificação para o Mundial-2026, James Rodríguez começou a mostrar lampejos do que sua canhota, talvez uma das mais virtuosas que o continente já viu, é capaz de fazer. Respondendo à euforia que provocava como mandante e visitante, o colombiano se deixou conquistar com o olhar também voltado para o Mundial de Clubes nos Estados Unidos

Mas o que a princípio parecia ser uma história perfeita entre uma equipa que aspirava seguir construindo um legado vencedor no México, de repente se desfez quando o Club León foi desclassificado do Mundial de Clubes por pertencer ao Grupo Pachuca, que já tinha os Tuzos no certame. 

A partir de então, todos no elenco guanajuatense souberam que manter James motivado, que nos últimos cinco anos jogou em seis clubes, seria uma missão complicada. E embora o talentoso médio tenha contribuído com quatro golos e oito assistências em sua passagem pelo México, tudo indica que não estenderá seu contrato além de dezembro. 

Os números de James
Os números de JamesFlashscore

Mudança de técnico determinante

A instabilidade habitual de James, que não pôde ser convocado em três dos 11 jogos que disputou no atual torneio, se misturou com a mostrada pela equipa, que está no meio da tabela geral, sem uma demonstração clara de conceito de jogo e, em várias ocasiões, até falta de atitude dentro de campo. 

Isso fez com que Eduardo Berizzo deixasse o cargo de treinador e a diretoria optasse pelo retorno de Ignacio Ambriz, técnico mexicano que já sabe o que é ser campeão com o León. "James me surpreendeu. Vi-o bem, vi-o tranquilo e disse-lhe que vai desfrutar de jogar futebol", afirmou ‘Nacho’ durante sua apresentação. 

No entanto, apesar da mensagem tranquilizadora do treinador, a Direção do plantel esmeralda sabe que a indiferença que James tem mostrado ultimamente não tem sido apenas dentro de campo, mas também ao tentar negociar uma extensão de seu vínculo. 

Com a confirmação de que o colombiano não estará disponível para a partida frente ao Toluca, os dirigentes guanajuatenses sabem que contar com James em janeiro é cada vez mais uma utopia. Um contexto que Ambriz, internamente, tem tentado diluir ao deixar claro a todos que o que importa é o grupo, por isso também não se espera que implore ao craque colombiano para que fique mais um ano em solo mexicano. 

Siga os seus futebolistas favoritos e mantenha-se atualizado com as novas notificações de jogadores

Uma novidade Flashscore
Flashscore