México: Pedro Caixinha e Ricardinho arrancam Clausura com vitória (1-2)

Denzel García celebra um golo
Denzel García celebra um goloSERGIO MEJÍA / GETTY IMAGES SOUTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O treinador português Pedro Caixinha teve um regresso triunfal ao futebol mexicano ao comandar a sua nova equipa, Bravos de Juárez, onde está o compatriota Ricardinho, ex-Santa Clara, a uma vitória por 1-2 na deslocação ao terreno dos Cañoneros de Mazatlán, no jogo inaugural do torneio Clausura 2026.

Recorde as incidências da partida

Depois de mais de três anos afastado do México, período em que orientou o Talleres de Córdoba na Argentina e os clubes brasileiros Red Bull Bragantino e Santos, Caixinha conquistou os seus três primeiros pontos com os Bravos, equipa que herdou do uruguaio Martín Varini.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Os Bravos foram a equipa revelação da liga mexicana em 2025 com Varini, que levou o conjunto à sua primeira fase final no último torneio de Abertura, tendo depois sido contratado pelo Necaxa para este Clausura 2026.

Por sua vez, os Cañoneros começaram com uma derrota o seu torneio de despedida, já que em dezembro iniciou-se o processo de venda da sua franquia na primeira divisão para ser adquirida pelo Atlante, atualmente na Liga Expansão MX (equivalente à segunda divisão), com vista ao torneio de Abertura 2026.

"Estamos muito satisfeitos por termos começado a ganhar um jogo que não era nada fácil frente a um adversário com qualidade e que também está a atravessar um momento complicado, em que os seus jogadores estão a pensar no que será o seu futuro. É uma equipa que, literalmente, está a jogar a vida", afirmou Pedro.

Com um futebol mais elaborado e com maior vocação ofensiva, os Bravos venceram este encontro com golos de Francisco Nevárez (22') e Denzell García (45+1').

O defesa argentino Facundo Almada (34') marcou para os anfitriões, que tiveram dificuldades em criar as poucas oportunidades de que dispuseram.

Nota para o ataque da equipa de Pedro Caixinha, com muita ligação à Liga Portugal. Ricardinho, ex-Santa Clara, foi titular, juntamente com Madson (ex-Moreirense), Puma Rodríguez (ex-Famalicão) e Estupiñan (ex-Vitória SC).