Mundial-2026: Seleção mexicana refugia-se no bom momento do Chivas

Chivas em bom momento
Chivas em bom momentoSIMON BARBER / Getty Images South America / Getty Images via AFP

O Club Deportivo Guadalajara arrancou o Clausura 2026 com duas vitórias consecutivas mas, acima de tudo, consolidando o estilo de jogo que Gabriel Milito implementou no torneio anterior. Aproveitando este contexto, Javier Aguirre convocou oito jogadores dos rojiblancos para os particulares no Panamá e na Bolívia.

Um dos velhos mantras do futebol mexicano diz que, se o Chivas está bem, a Seleção Mexicana também está bem. E, embora os tempos atuais tenham enfraquecido essa certeza, para Javier Aguirre, que tem mais dúvidas do que certezas a cinco meses do Mundial, o Club Deportivo Chivas Guadalajara representa uma última esperança de encontrar as respostas que tanto procura.

Com os particulares que o Tri vai disputar na próxima semana no Panamá e na Bolívia no horizonte, El Vasco chamou 8 jogadores do Rebaño Sagrado, que esperam aproveitar uma das últimas oportunidades para garantir um lugar no próximo Mundial. Raúl Rangel, Brian Gutiérrez, Bryan González, Richard LedezmaRoberto Alvarado, Ángel Sepúlveda, Luis Romo e Armando González são os representantes rojiblancos à disposição de Aguirre.

Dois garantidos para o Mundial e... mais dois?

O Chivas celebrou as convocatórias dos seus jogadores e reforçou a sua visão interna de continuar a apostar na formação de talento nacional. No entanto, apesar da excelente notícia, parece que apenas dois dos convocados têm lugar assegurado na fase final do Mundial. Raúl ‘Tala’ Rangel e Roberto ‘Piojo’ Alvarado sabem que vão ter um verão intenso e repleto de emoções com a camisola verde.

Dos restantes, mais dois estão a destacar-se para conquistar um lugar na lista dos 26 convocados. Armando ‘Hormiga’ González quer ser um dos avançados de Aguirre depois de ter sido o melhor marcador do torneio anterior e de continuar em grande forma na competição atual. Por outro lado, o excelente momento de Richard Ledezma pode resolver o problema que o Vasco tem sofrido no lado direito, embora os dirigentes do Tri tenham de resolver a sua elegibilidade, já que jogou um Mundial de sub-20 pelos Estados Unidos.

Uma cantera inesgotável

Apesar da pressão para ser campeão não ter diminuído nem um pouco e continuar a ser o discurso dominante de uma massa adepta magoada por não ter nada para festejar, dentro do Chivas foi desenvolvido um projeto que se consolidou nos últimos anos. O bom trabalho nas camadas jovens, aliado ao processo de captação de talento disponível nos Estados Unidos, tem dado frutos.

Atualmente, o Chivas pode afirmar, sem qualquer exagero, que é a principal cantera do país. Para além dos 8 convocados para a seleção principal, a equipa rojiblanca conta ainda com mais 10 jogadores em seleções de escalões jovens, com sete na sub-20 — Sebastián Liceaga, Cristo Navarrete, Carlos Hernández, Yohan Orozco, Samir Inda, Santiago Sandoval e Hugo Camberos — e outros três na sub-17.

Este contexto do Chivas é, sem dúvida, uma lufada de ar fresco para Aguirre, um treinador que já demonstrou não ter receio de tomar decisões drásticas e determinantes em momentos críticos. Os jogadores rojiblancos sabem-no e querem aproveitar ao máximo essa oportunidade.