Oficial: Rodrigo Dourado chega ao América

O veterano Rodrigo Dourado chega ao América
O veterano Rodrigo Dourado chega ao AméricaLEOPOLDO SMITH / Getty Images South America / Getty Images via AFP

A uma semana do início do Clausura 2026, o Club América fechou a contratação de Rodrigo Dourado, jogador que André Jardine conhece bem e com quem espera reforçar um meio-campo sólido para voltar a ser candidato ao título, tal como tem acontecido nos últimos tempos.

O brasileiro Rodrigo Dourado é o novo reforço do América, a pedido do compatriota André Jardine, que vê chegar o médio defensivo que tinha solicitado à direção para recuperar o rumo e voltar a conquistar a Liga MX, depois de um tricampeonato de sonho que o colocou na história de um dos clubes mais populares do país.

Sabendo bem o que o médio de 31 anos pode oferecer e ainda com a mágoa de ter perdido frente ao Monterrey na última liguilha com um golo nos instantes finais, Jardine dispõe agora de uma semana para que Dourado se adapte a tudo o que envolve o espírito americanista e comece como titular na 1.ª jornada frente aos Xolos de Tijuana.

Negociações complicadas

Foi preciso esperar um ano para que Dourado chegasse a Coapa, devido à total falta de vontade do Atlético de San Luis em abrir mão de uma peça fundamental dentro e fora do relvado para o clube potosino, onde chegou por indicação do próprio Jardine, que durante um ano antes de assumir como treinador do América.

Para que Dourado possa integrar o plantel, o América terá de dispensar o chileno Igor Lichnovsky e assim libertar uma vaga de estrangeiro; uma operação que não tem sido fácil de concretizar e que gerou descontentamento entre os seus adeptos, que não compreendem a lentidão da Direção na contratação de novos jogadores.

Uma contratação experiente

Além da chegada tardia do brasileiro, a idade do médio também tem sido alvo de críticas entre os adeptos do América, habituados a ver chegar jovens promessas com ambição de triunfar. Os 31 anos de Dourado são mais um desafio que tanto o jogador como Jardine terão de superar com resultados positivos.

Dourado chegou ao Atlético de San Luis em 2022. Desde então, o brasileiro disputou 127 partidas, marcou seis golos e fez quatro assistências. O seu contributo também se destacou pelo seu perfil de liderança, tornando-se uma peça indispensável. Agora, espera conseguir o mesmo no América, onde a exigência é incomparavelmente maior do que no seu antigo clube.

Os números de Rodrigo Dourado
Os números de Rodrigo DouradoFlashscore