Os Abreu seguem o exemplo dos Simeone: 'El Loco' vai orientar o seu filho Diego no Tijuana

Sebastián 'El Loco' Abreu, treinador do Xoloitzcuintles de Tijuana
Sebastián 'El Loco' Abreu, treinador do Xoloitzcuintles de TijuanaFRANCISCO VEGA / GETTY IMAGES SOUTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O uruguaio Sebastián 'El Loco' Abreu (49 anos), treinador do clube mexicano Xoloitzcuintles de Tijuana, confirmou a contratação do seu filho Diego (22 anos) como reforço para o ataque da sua equipa, a partir do torneio Clausura 2026, que arrancou na sexta-feira.

"Estou agradecido ao clube pelo esforço em procurar outro avançado com potencial, mexicano, que era precisamente o que estávamos à procura", afirmou 'El Loco' Abreu em conferência de imprensa, após o empate sem golos do Tijuana frente ao América, na jornada inaugural do campeonato.

"Surgiu a possibilidade durante o 'scouting' e, quando me apresentaram a ideia, aí os sentimentos falaram mais alto. O facto de o clube o ter comprado ao Defensor Sporting deixa-me satisfeito", explicou o técnico.

Diego Abreu junta-se ao Tijuana depois de ter jogado um ano pelo Defensor Sporting, do Uruguai, clube onde se estreou em 2025.

"Já está consolidado na primeira divisão", sublinhou o treinador dos Xoloitzcuintles, que detalhou as qualidades do seu reforço: "É móvel, faz boas diagonais e tem golo".

O jovem avançado, de 22 anos, nasceu na Cidade do México a 27 de agosto de 2003, numa altura em que o seu pai acabava de assinar pelo América, um dos 32 clubes da sua carreira.

O 'Loco' revelou que já tinha imaginado treinar o seu filho como jogador.

"Há muito tempo falávamos disso como uma possibilidade. Ele já sabe que, com este pai que lhe exige até nas férias quando treina, e ele se chateia, agora a exigência vai ser a dobrar, e sem que reaja ao pai que agora será treinador", comentou o técnico dos Xolos.

"Aprendi muito com o Simeone"

"Depois da alegria inicial, vou encará-lo como mais um futebolista do grupo, e vai ter de se esforçar como todos os outros, e se mostrar qualidade, jogará", avisou o técnico desde o torneio Apertura 2025.

No ataque do Tijuana, Diego Abreu vai disputar a titularidade com o venezuelano Josef Martínez e o hispano-marroquino Mourad El Ghezouani.

O uruguaio referiu que tem dois exemplos de pais que, como treinadores, orientaram os seus filhos no futebol profissional: Diego Simeone a Giuliano, avançado do Atlético, e Marcelo Gallardo a Nahuel, defesa do River Plate.

"Aprendi muito com o Simeone e com o Gallardo na forma como geriram os seus filhos", afirmou.

Durante 2024, Diego jogou, emprestado pelo Defensor Sporting, pela equipa sub-23 do Toluca do México.

Nas seleções jovens com limite de idade, o jovem avançado foi chamado à sub-16, sub-18 e sub-20 do México, além da sub-20 do Uruguai.