Portuenses, na 17.ª posição, e algarvios, na 18.ª e última, somam 21 pontos, estando a três do lugar que serve como derradeira tábua de salvação, ou seja o 16.º, que dá acesso ao play-off e que, neste momento é ocupado pelo AFS.
Os avenses serão, de resto, os adversários do Boavista, no encontro que vai fechar a ronda, na segunda-feira, em Vila das Aves, a partir das 20:15.
Um triunfo do AFS nessa partida ditará automaticamente a descida de escalão dos axadrezados, uma vez que, a duas jornadas do fim, os anfitriões ficariam com seis pontos à maior sobre o Boavista e com vantagem no confronto direto, face ao empate 0-0 registado na primeira volta, no Bessa.

Por outro lado, o conjunto de Vila das Aves só fugirá definitivamente aos dois últimos postos – e, por conseguinte, à despromoção automática – se conseguir aliar a vitória sobre o Boavista a uma derrota do Farense com o Famalicão, no sábado (15:30). Com essa conjugação de resultados, boavisteiros e leões de Faro cairão na Liga 2, enquanto o AFS terá ainda duas rondas para sonhar com a manutenção direta.
Se o Boavista vencer o AFS, as duas equipas ficarão em igualdade pontual, mas, nesse caso, serão as panteras a garantirem vantagem no confronto direto e a saltarem para a posição de play-off, relegando os avenses para a zona de despromoção. Neste cenário, nenhum dos três emblemas terá o destino traçado, nem mesmo o próprio Farense se perder em casa com o Famalicão.

De resto, há mesmo a possibilidade de AFS, Boavista e Farense terminarem esta ronda em igualdade pontual: um triunfo dos algarvios sobre os minhotos e dos portuenses sobre os avenses deixará aquele trio com 24 pontos e com a situação classificativa adiada por, pelo menos, mais uma semana.
O Boavista está a cumprir a 11.ª temporada consecutiva na Liga, desde que foi reintegrado no principal escalão em 2014/15, após uma travessia nas divisões secundárias ditada por problemas judiciais e financeiros, enquanto o Farense disputa pelo segundo ano seguido a competição, depois do regresso em 2023.
Já o AFS, cuja equipa apenas foi criada em 2023, é um estreante na Liga, a que foi promovido na temporada passada, ao ser terceiro colocado da Liga 2 e bater, depois, o Portimonense no play-off.
