Feirense 0-2 Benfica B

Apostado em intrometer-se no comboio das equipas que lutavam pela promoção, o Feirense recebeu um Benfica B em dificuldades. Os encarnados viram o FC Porto B somar a primeira vitória e chegaram a Santa Maria da Feira com o indesejável último lugar da Liga 2.
O primeiro tempo foi dividido com os dois lados a ficarem com pedidos de penáltis, mas nenhum atendido pelo VAR. Num primeiro momento, o Benfica B reclamou hipotética mão de Daouda Doumbia, sendo que o jogador do Feirense, já perto do intervalo, ficou a sagrar numa disputa de bola na área encarnada.
Os golos estavam reservados para o segundo tempo. Aos 67’, Jelani Trevisan cabeceou de forma perfeita o cruzamento de Rodrigo Rêgo e bateu Francisco Meixedo. A estocada final surgiu já perto dos 90’, com Peter Edokpolor (84’) a assinalar a estreia com uma jogada individual que deu golo.
Menos bonito foi o final do jogo, com uma grande confusão de parte a parte, que resultou na expulsão de Tomás Cruz, por parte dos encarnados.
Contas feitas, o Benfica B somou a vitória pela primeira vez e, com sete pontos, está a um do Penafiel, primeira equipa em zona de salvação. O Feirense ocupa o oitavo posto, com 11 pontos.

Académico Viseu 1-0 Chaves

Depois de resultados diferentes na Taça de Portugal, Académico Viseu – eliminou o Gil Vicente – e Chaves – caiu com o Benfica – defrontaram-se na nona jornada da Liga 2. Um jogo que reservou toda a emoção para o final.
Em Viseu pode-se dizer que não foram 90 minutos de grande emoção. E os adeptos tiveram de esperar até aos 90+2 para ver a bola tocar no fundo das redes.
E quem mais podia ser? André Clóvis respondeu de maneira perfeita ao cruzamento de Lorougnon Gohi e despejou um balde de água fria sobre o Chaves.
Os flavienses tropeçaram e caíram para a quinta posição, com 13 pontos, a cinco do líder Sporting B e a um do Torreense, primeira equipa em zona de subida direta. O Académico deixou a zona perigosa da tabela e subiu para o 12.º lugar, com nove pontos.

Paços Ferreira 4-1 Portimonense

Eliminados por equipas da Liga Portugal na Taça de Portugal, Paços de Ferreira e Portimonense voltaram a focar na Liga 2, onde atravessavam momentos positivos. Os castores procuravam a primeira vitória depois de três empates seguidos, os algarvios queriam regressar aos triunfos após uma igualdade na sétima ronda.
Um jogo com uma primeira parte confusa e que teve aos 18 minutos um momento de alguma polémica. O árbitro assinalou penálti após falta de Marlon Júnior sobre Lumungo, num lance discutível, mas o VAR não achou erro claro e óbvio, confirmou o castigo máximo e Costinha bateu Friedrich.
Habitual suplente, guardião brasileiro protagonizou um momento insólito com uma discussão acesa com o treinador Tiago Fernandes, que chegou inclusive a entrar dentro do campo, mas ficou tudo sanado no caminho para os balneários.
Após um primeiro tempo muito quezilento, com quatro amarelos, a segunda parte teve os golos. Tamble Monteiro (68’) empatou num belo movimento, mas Lumungo estava destinado a ser a estrela e depois de devolver a vantagem aos homens da casa (81’) disparou um míssil aos 88’, que contou com uma ajuda de Douglas Friedrich para entrar. Nuno Cunha (90+6') deu contornos de goleada.
Com a primeira vitória, o Paços de Ferreira abandona o lugar de play-off e passa agora a somar oito pontos, mais dois que o Académico Viseu (menos um jogo). Já o Portimonense está no nono posto, com 11 pontos.

Sporting B 4-0 Lusitânia Lourosa

Duas equipas que subiram da Liga 3, Sporting B e Lusitânia Lourosa voltaram a encontrar-se na Academia Cristiano Ronaldo, desta feita para a oitava jornada da Liga 2. E se os jovens leões têm adaptando-se da melhor maneira ao segundo escalão, mais dificuldades estão a sentir os nortenhos.
Contudo este foi um jogo que acabou por ser claramente marcado pela arbitragem. Aos 18’, Vítor Hugo, guarda-redes do Lusitânia, derrubou Manuel Mendonça fora da área, com uma falta grosseira que lhe valeu o vermelho. Minutos depois, Josué Sá (26’) deixou o conjunto forasteiro reduzido a nove por palavras ao árbitro.
Em vantagem numérica, o Sporting B abriu a vitória com o golo de Flávio Gonçalves (41’). Ainda antes do intervalo, Rafael Nel (45+9’) dobrou a vantagem com um belo cabeceamento.
O segundo tempo abriu com um belo golo de José Silva (53’) que rematou de primeira após cruzamento de Paulo Cardoso. Gabriel Silva (64’), que festejou após visualização do VAR, fechou as contas, num jogo muito complicado para o Lusitânia.
O Sporting B lidera isolado, com 18 pontos, mais três que o Vizela. Já o Lusitânia está no12.º posto, com nove pontos, quatro a mais que o Paços de Ferreira, primeira equipa na zona perigosa da tabela.

União de Leiria 1-3 Leixões

Depois de terem conseguido avançar na Taça de Portugal, União de Leiria e Leixões voltavam a concentrar atenções na Liga 2, onde ambos não conseguiam vencer há duas jornadas.
O caso leixonense parecia pior, com duas derrotas consecutivas, e talvez isso tenha motivado o conjunto visitante que se colocou em vantagem logo aos 20 minutos, com Salvador Agra a aproveitar um erro de Sylla.
A primeira parte acabou com um golo invalidado a José Bica, por posição irregular. O segundo tempo começou da mesma maneira, mas desta vez foi Jordan van der Gaag a ser apanhado em fora de jogo antes de a bola entrar no fundo das redes.
Mais clínico acabou por ser o Leixões. José Bica (60’) desta vez marcou a contar e Werton (63’) colocou um ponto final na partida. Pablo Fernández (71’) ainda reduziu, mas era tarde de mais.
Contas feitas, a União de Leiria encontra-se no sexto lugar com 12 pontos, a seis do líder Sporting e a dois do Torreense, primeira equipa em zona de subida direta. O Leixões está na 11.ª posição com 10.

