Liga 2: Lusitânia vence dérbi (1-0), Académico (0-1) e Chaves ganham (2-0), nulo em Felgueiras (0-0)

Atualizado
Lusitânia de Lourosa superiorizou-se no dérbi com o Feirense
Lusitânia de Lourosa superiorizou-se no dérbi com o FeirenseLiga Portugal

Felgueiras e Penafiel anularam-se na tentativa de fugir ao perigo da despromoção e não foram além do empate (0-0) este domingo de manhã, em partida da 23.ª jornada da Liga 2. Após uma série de sete encontros sem vencer, o GD Chaves regressou aos triunfos ao bater o Farense por 2-0. Numa partida de muitas emoções, o Académico de Viseu venceu o Portimonense e subiu ao segundo lugar, graças a um tento de Gohi, aos 85 minutos. O Lusitânia de Lourosa recebeu, na casa emprestada da Vila das Aves, e venceu, por 1-0, os rivais do Feirense, num com uma expulsão para cada lado.

Lusitânia de Lourosa 1-0 Feirense

Num dérbi muito disputado, mas sem grandes oportunidades, Emanuel Moreira acabou por ser a principal figura, pelos piores motivos, ao marcar um autogolo que deu a vitória ao Lusitânia de Lourosa, aos 77 minutos.

Onzes das duas equipas
Onzes das duas equipasFlashscore

Uma das melhores oportunidades do primeiro tempo acabou mesmo por surgir logo ao primeiro minuto, depois de uma entrada eletrizante do Lusitânia de Lourosa, com João Silva a receber a bola dentro de área e a rematar contra o corpo de um defesa do Feirense, que impediu o golo.

Mesmo em cima do intervalo, ouviram-se vários protestos no Estádio do Clube Desportivo das Aves, quando o videoárbitro reverteu uma grande penalidade a favor dos anfitriões, inicialmente assinalada pelo juiz Flávio Jesus.

Os ânimos do dérbi do concelho de Santa Maria da Feira começaram a aquecer no segundo tempo e, aos 56, Luís Rocha viu o cartão vermelho direto depois de pontapear o rosto de Jójó.

Nem 15 minutos depois, Luís Santos deixou as equipas novamente com o mesmo número de jogadores, depois de ver o segundo cartão amarelo devido a uma entrada negligente perto da linha lateral.

Aos 72, João Silva voltou a ameaçar com um cabeceamento na sequência de um livre, mas o golo viria a surgir cinco minutos mais tarde.

Após uma boa jogada no flanco direito, Miguel Pereira enviou um cruzamento tenso para a pequena área e, ao tentar intercetar, Emanuel Moreira acabou por desviar a bola para a própria baliza.

O Feirense nunca conseguiu testar a atenção de Vítor Hugo no que restou da partida e os lusitanistas garantiram os três pontos contra o rival. Com este resultado, o Lusitânia de Lourosa subiu à quinta posição, com 34 pontos, enquanto o Feirense ocupa o oitavo lugar, com 31.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Portimonense 0-1 Académico de Viseu

A precisar de somar pontos para fugir à luta pela manutenção, os algarvios entraram melhor, mas raramente incomodaram o guarda-redes contrário. A melhor ocasião do primeiro tempo caiu a favor dos viseenses, com João Guilherme a falhar um cabeceamento em posição muito prometedora.

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

Na segunda parte, uma série de lesões ameaçou tirar ritmo à partida, mas a reta final compensou. Já depois de uma boa oportunidade para André Clóvis abrir o marcador, Mortimer tirou um cruzamento rasteiro para a pequena área, onde apareceu Lorougnon Gohi a encostar para fazer o golo decisivo, a cinco minutos do fim.

Em tempo de descontos, as bancadas explodiram para pedir um penálti de Robinho, mas o vídeo-árbitro confirmou que não houve qualquer regularidade e os viriatos acabaram por conquistar os três pontos que os levam ao segundo lugar e homenagearam da melhor forma Paulo França, técnico de equipamentos da equipa principal que faleceu na última semana.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

GD Chaves 2-0 Farense

A primeira parte teve poucos momentos de verdadeiro perigo, mas os flavienses conseguiram adiantar-se cedo no marcador. Aos 16 minutos, Bruno Rodrigues ganhou nas alturas dentro da área e Roberto libertou-se da marcação para desviar com eficácia e fazer o primeiro.

Escolhas dos treinadores
Escolhas dos treinadoresFlashscore

Os algarvios revelaram dificuldades em impor o seu jogo e foram para o intervalo em desvantagem. Tirando um remate de longa distância de Bruno Almeida, o Farense raramente conseguiu criar situações de ameaça junto da baliza defendida por Vozinha.

Na segunda metade, José Faria mexeu na equipa, mas foi o GD Chaves a voltar a marcar logo aos 49 minutos num livre cobrado de forma exímia por Reinaldo, sem hipóteses para Brian Araújo.

Até ao final, destaque para várias intervenções seguras de Vozinha, que travou as tentativas do Farense e garantiu que o resultado não voltasse a sofrer alterações. Assim, o encontro terminou com um triunfo para o GD Chaves, que vinha de sete rondas consecutivas sem vencer e chega aos 30 pontos, subindo ao 11.º lugar. Já o Farense continua em zona de descida, com 24 pontos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Felgueiras 0-0 Penafiel

As duas vitórias consecutivas no Penafiel tiraram a equipa duriense do último lugar, mas a luta pela manutenção, onde está também o Felgueiras, não permite deslizes, pelo que as equipas começam a adotar uma postura mais cautelosa numa fase decisiva da temporada.

Onzes das duas equipas
Onzes das duas equipasFlashscore

O Felgueiras, que vinha de duas derrotas consecutivas, assumiu a iniciativa na primeira parte, com Landinho (8') e Rivas (21') a tentarem visar a baliza de Femenías, que brilhou ao minuto 29 ao defender com o joelho a melhor ocasião de todo o encontro, novamente com Rivas na jogada.

O avançado espanhol esteve muito ativo na primeira parte e continuou a ameaçar a baliza do Penafiel, mas Femenías segurou o nulo e permitiu à equipa visitante discutir o resultado após a pausa para o intervalo.

A equipa de Agostinho Bento ainda cercou a área do Penafiel nos primeiros minutos do segundo tempo, agora com Tiago Leite em evidência com dois remates para defesas fáceis de Femenías, mas o conjunto duriense partiu o jogo e começou a apostar em lances de contra-ataque, ainda assim sem conseguir incomodar Mateus Pasinato.

À medida que os minutos foram passando, o Penafiel percebeu que o ponto fora de casa acabava por ser um bom resultado e baixou linhas para segurar um nulo em Felgueiras que mantém a equipa três pontos acima da zona de descida e com um ponto a menos do que o adversário deste domingo.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroFlashscore