Mas que jogo e que ambiente em Tondela! O Vizela emergiu como o grande vencedor do duelo de cartaz da 30.ª jornada da Liga 2, ao vencer o líder por 0-1, graças a um golo de Busnic, aos 30 minutos. O remate certeiro do médio sérvio coloca os vizelenses no segundo posto, três atrás dos beirões e com três pontos de vantagem sobre o Alverca.
Recorde aqui as incidências do encontro
A importância do encontro não estava esquecido por nenhum dos dois lados, daí que as duas hostes de adeptos se mobilizaram em massa para preencher o Estádio João Cardoso numa bela moldura humana.
Vamos a contas: os beirões, líderes do campeonato, podiam dar um passo decisivo rumo à promoção em caso de vitória, aumentando para nove pontos a diferença para o adversário direto desta noite. Já o terceiro Vizela, poderia subir ao segundo poste, encurtando a distância para apenas três pontos.

Cientes disto, as duas formações maioritariamente ofensivas interpretaram esta partida como uma verdadeira final, disputada a ritmo alto, com agressividade nos duelos e muitas poucas oportunidades de golo. A primeira contrariedade foi para os vizelenses, que perderam Jojó por lesão, aos oito minutos, mas ganharam Busnic.
Aos 30', o médio sérvio aproveitou um ressalto à entrada da área para rematar de trivela e abrir a contagem, lançando um balde de água gelada no estádio e a festa no setor dos muitos adeptos que viajaram 185 quilómetros a um domingo de Páscoa.
Apesar do golo, o resto do primeiro tempo foi uma cópia dos primeiros minutos, apesar de algum crescimento por parte dos anfitriões que, ainda assim, não ameaçaram Ruly Garcia. A ver o jogo da bancada, Luís Pinto fez duas mexidas para tentar inspirar o seu ataque. Apesar de uma boa entrada, pressionando desde logo a área contrária e com Miro a rematar perto da trave, o Vizela conseguiu suster o ímpeto.
A fasquia e a tensão estavam cada vez mais elevadas, motivando o árbitro Tiago Martins a mostrar três cartões amarelos consecutivos e um vermelho junto ao banco dos forasteiros, numa altura em que os beirões apostaram tudo a partir do banco. Em tempo de descontos, Ruly Garcia saiu mal dos postes a um cruzamento, mas o desvio de Miro saiu a rasar o poste.
A turma de Fábio Pereira não só sobreviveu, como saiu por cima num duelo importantíssimo nas contas pela subida de divisão. Ainda assim, as duas equipas estão bem encaminhadas para garantir a promoção a quatro jornadas do final, apesar do Alverca não desarmar depois de ter goleada a Oliveirense. A meta está logo ao virar da esquina e tudo está em aberto.
