Mais

Afinal a lanterna também ilumina: Boavista vence Santa Clara

Steven Vitória salta mais alto que Adriano Firmino
Steven Vitória salta mais alto que Adriano FirminoOpta by Stats Perform/LUSA
Treze jogos depois, e após um ciclo de oito derrotas consecutivas, o Boavista venceu este domingo o Santa Clara, por 1-0, no Estádio do Bessa. Lito Vidigal e os reforços de última hora fizeram renascer a pantera, e foi mesmo uma das caras novas, Lystov, a marcar o golo do triunfo, aos 81 minutos.

Recorde as incidências na partida

Depois na derrota na Luz, diante do Benfica (3-0), Lito Vidigal apostou nas titularidades de Ibrahima Camará e Vukotic, nos lugares de Reisinho, a cumprir castigo, e Seba Pérez, que começou no banco. Do lado do Santa Clara, a titularidade de Pedro Ferreira, em vez de Serginho, foi a única novidade de Vasco Matos em relação ao onze que empatou com o Estrela da Amadora (0-0).

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O jogo começou praticamente com o apito do árbitro, assinalando grande penalidade a favor do Boavista, ainda dentro do primeiro minuto, por mão na bola de Frederico Venâncio, numa bola longa de Camará para Koné. O árbitro, porém, foi rever o lance no VAR e reverteu o lance, assinalando a falta mas fora da área, uma vez que houve irregularidade sobre Koné e não mão na bola de Venâncio, uma vez que a bola bateu na cara. Na sequência do livre, aos 4 minutos, Salvador Agra atirou ao poste esquerdo da baliza de Gabriel Batista.

A resposta do Santa Clara chegou aos 11 minutos, com cruzamento de Gabriel Silva para Vinícius Lopes, na área, falhar o desvio para a baliza de Vaclík. Aos 26' Gabriel Silva rematou muito por cima da baliza dos axadrezados, antes de Van Ginkel, aos 28 minutos, ter rematado contra um adversário, com o desvio a sair a rasar o poste da baliza açoriana.

À passagem da meia hora primeira má notícia para Lito Vidigal, com Moussa Koné a lesionar-se após um sprint e a levar à estreia de Ariyibi, lançado aos 34 minutos. Ainda antes do intervalo, sucessão de cantos para o Boavista: aos 45' Agra bateu e a bola quase desviou para autogolo, tal como no canto seguinte, com Firmino a desviar na direção da própria baliza.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

A segunda parte começou sem (mais) substituições e com o Santa Clara, aos 60 minutos, a visar a baliza axadrezada, com remate de Vinícius Lopes. A seguir, Bozeník beneficiou de ocasião soberana para colocar o Boavista na frente, mas o avançado, servido por Ariyibi, encheu o pé mas disparou à figura de Gabriel Batista.

Logo depois, aos 64', Lito Vidigal lançou Diaby e Steven Vitória em campo, tirando Van Ginkel e Joel Silva, antes de Matheusinho substituir Ricardinho, no Santa Clara, aos 69'. Aos 71', nova ocasião soberana para o Boavista, com Diaby a ser parado por uma enorme defesa de Gabriel Batista.

Para o último quarto de hora Vasco Matos apostou em Sidney Lima, João Costa e Lucas Soares. Aos 81 minutos Gabriel Batista voltou a brilhar, negando o golo a Bozeník, com defesa para canto. E foi na sequência da bola parada que Salvador Agra bateu e Lystsov subiu mais alto que a concorrência para inaugurar o marcador, aos 81 minutos.

O Bessa, que nunca viu qualquer vitória do Boavista esta temporada, entrava em ebulição, os axadrezados estavam pela primeira vez em vantagem num jogo esta temporada, e Lito Vidigal não arriscava um centímetro, retirando o ponta de lança, Bozeník, para acrescentar a experiência de Seba Pérez, aos 85'.

Com esta vitória o Boavista chega aos 15 pontos, mantém-se com a lanterna vermelha mas fica a um ponto do Farense, que ainda vai jogar, e a sete da zona de salvação.

Homem do jogo Flashscore: Lystsov (Boavista)

Estatística final e destaques individuais da partida
Estatística final e destaques individuais da partidaOpta by Stats Perform