Álvaro Pacheco: "Temos de ter os pés na terra, este resultado só nos dá três pontos"

Álvaro Pacheco cumprimenta Farioli
Álvaro Pacheco cumprimenta FarioliReuters

Leia abaixo as declarações do treinador do Casa Pia, Álvaro Pacheco, após a vitória diante do FC Porto, por 2-1, na 20.ª jornada da Liga Portugal.

Recorde aqui as incidências do encontro

Análise: "Nós acreditávamos, eu disse que tínhamos crença e ambição muito grandes. Conquistamos a primeira vitória em casa, que na última jornada estivemos tão perto e deixamos fugir tão injustamente. Hoje, contra o líder, e, na minha opinião, uma das equipas a jogar melhor futebol com uma variabilidade muito grande, fomos capazes de lhes impor a primeira derrota, é merecido. Histórico também porque o Casa Pia nunca tinha vencido o FC Porto. Sabíamos que tínhamos de igualar o FC Porto na vontade, determinação, garra e mentalidade para impor o nosso jogo e sermos capazes de competir. Sabíamos que tínhamos de ser uma equipa forte defensivamente, para impedir o jogo de corredores e os cruzamentos com muita gente a atacar, e também o jogo interior com o Samu.

Fomos capazes de anular isso com o tempo e, com bola, queria a coragem dos meus jogadores para atacar os espaços que havia nos corredores laterais e, por dentro, o posicionamento dos nossos médios e atrás dos médios do FC Porto que libertam espaço. Evidentemente o FC Porto teve mais caudal ofensivo, mas os meus jogadores foram uns campeões no nosso plano de jogo e no foco pretendido. Disse aos jogadores que íamos discutir o jogo, que íamos discutir o jogo, que íamos estar a vencer e tranquilos a segurar o resultado. Vivemos de experiências e sensações que nos fazem crescer. Tenho que dar os parabéns aos meus jogadores por demonstrarem esta maturidade depois do último jogo".

Jogo anterior como aprendizagem: "Tenho falado com os meus jogadores, a nossa vida é feita de experiências e no futebol tem a ver com os jogos. No último jogo não foi do nosso agrado, mas nem tudo é mau, alguns aspetos temos que aprender para nos tornarmos mais fortes. Durante a semana fiz acreditar para não nos lamentarmos e sim procurarmos soluções de forma a evitar o que aconteceu no último jogo. Hoje, contra o líder, uma grande equipa, e demonstrar esta maturidade, tenho que dar os parabéns aos jogadores".

Vitória como motivação: "Temos de ter os pés na terra, esta vitória só nos dá mais três pontos. E temos que refletir sobre aquilo que nos levou a conquistar estes três pontos: o trabalho, o foco e a identididade casapiana que estamos a construir. Passo a passo temos que melhorar e sermos mais fortes, esta vitória dá-nos o compromisso de voltar a trabalhar para corrigir alguns aspetos de hoje e melhorar outros aspetos em que estivemos bem para dar continuidade a este bom resultado no próximo jogo".

Leia a crónica e veja os golos aqui