O Benfica vai entrar em 2026 sem qualquer derrota somada nesta edição da Liga Portugal. Em 16 jornadas, os encarnados somaram 10 vitórias e seis empates e se o facto de ainda não ter saboreado a derrota pode parecer doce, acaba por deixar um travo amargo.
A verdade é que com 36 pontos, o Benfica está no terceiro lugar, a cinco do Sporting e a sete do FC Porto, sendo que pode ficar a 10 do líder que ainda vai defrontar o AFS para fechar esta 16.ª jornada. Contas que deixam o sonho de reconquistar o título cada vez mais complicado.

Ser invencível e não liderar
De resto, temos de recuar 12 anos para encontrar a última vez que o Benfica chegou à 16.ª jornada da Liga Portugal sem derrotas. Em 2012/13, os encarnados também não tinham qualquer desaire, mas com a particularidade de o campeonato ter 16 equipas, ou seja, completaram uma volta inteira sem desaires.
Mas, tal como em 2025/26, essa invencibilidade não significou o primeiro lugar. Numa luta titânica com o FC Porto, o Benfica chegou à 16.ª jornada com 42 pontos (13 vitórias e três empates), os mesmos dos dragões, mas no segundo posto devido à diferença de golos (+32 contra +29).
De resto, essa edição do campeonato viria a decidir-se com um ponto e foi o FC Porto a erguer o título. A única derrota encarnada foi no clássico do Dragão (2-1), decidido por Kelvin, aos 90+2’.
Pontos precisam-se
Os 36 pontos que o Benfica soma neste momento são o segundo pior registo da última década nos encarnados. Pior só mesmo em 2020/21, quando as águias somavam 33 pontos após 16 jornadas (10 vitórias, três empates e três derrotas).
Na altura, a equipa então orientada por Jorge Jesus estava no quarto lugar, em igualdade pontual com o SC Braga e já olhava para o líder Sporting a nove pontos (42) e para o FC Porto a cinco (38). Um cenário em muito semelhante ao atual.
E como terminou essa época? O Benfica ficou pelo terceiro lugar, com 76 pontos, a nove do líder Sporting e a quatro do FC Porto.
Para se ter uma comparação, durante este período, o melhor registo pontual do Benfica foram 45 pontos em 2019/20 (15 vitórias e uma derrota). Contudo, neste ano os encarnados também não conquistaram o título, acabando no segundo lugar, a cinco pontos do FC Porto, numa temporada marcada pela interrupção devido à pandemia de COVID-19.
Segurar as vantagens
O empate com o SC Braga foi o quinto da era José Mourinho, sexto no total. E se dois deles foram contra Sporting (1-1) e FC Porto (0-0), os outros três marcam uma tendência preocupante para os adeptos encarnados.
Diante de Rio Ave (1-1), Casa Pia (2-2) e SC Braga (2-2), o Benfica esteve na frente do marcador, mas deixou escapar os três pontos. Contra os vila-condenses e gansos os encarnados viram o empate chegar nos minutos finais do encontro, enquanto no duelo deste domingo com o SC Braga, foi a primeira vez que as águias sofreram mesmo uma reviravolta na Liga Portugal, mas conseguiram deixar tudo igual.
Curiosamente, o outro empate (1-1), então com Bruno Lage, foi também fruto de mais uma vantagem que o Benfica deixou escapar. Diante do Santa Clara, na quinta jornada da Liga Portugal, os encarnados viram-se na frente com um golo de Pavlidis, mas os açorianos, reduzidos a 10, conseguiram igualar por Vinícius Lopes.
Números que merecem reflexão para um 2026 repleto de desafios na Luz.
