A Liga Portugal está prestes a concluir o seu primeiro terço nesta edição 2025/26 e, para já, verifica-se um equilíbrio notável nos lugares cimeiros da classificação. Entre o primeiro e o quarto classificado há apenas seis pontos de diferença, estando o quinto também a menos de dez pontos de distância.

Esta disputa acesa pelas posições de destaque tem sido sinónimo de uma verdadeira batalha tática no plano defensivo. Os líderes do campeonato têm consolidado o seu domínio a partir de defesas praticamente intransponíveis.
Após 10 jogos disputados por cada equipa, FC Porto, Sporting, Benfica, Gil Vicente e Famalicão, que ocupam os cinco primeiros lugares da tabela, sofreram juntos apenas 20 golos em 50 partidas, estando todos com cinco ou menos golos sofridos nesta fase da competição.
Gil Vicente e Famalicão, as equipas revelação
Os números mais surpreendentes, sem dúvida, pertencem ao Gil Vicente e ao Famalicão, que com 22 e 19 pontos, respetivamente, seguem de perto esse trio que domina os grandes títulos do futebol português. Ambos sofreram apenas quatro golos, o que fez com que tenham perdido apenas dois e um jogo, respetivamente.
Por sua vez, o trio formado por FC Porto, Sporting e Benfica sofreu três, cinco e quatro golos, respetivamente. Destes, o Sporting foi o que mais dificuldades sentiu e o único que perdeu. Ainda assim, a formação de Rui Borges compensa ao ser o melhor ataque do campeonato, com 25 golos, contra os 23 dos dragões e os 21 dos encarnados.
Curiosamente, este fim de semana, o FC Porto, a equipa menos batida da competição, visita o Famalicão. Um encontro que faz prever um 0-0, embora o poder ofensivo dos azuis e brancos possa desequilibrar a defesa da equipa da casa, que tentará resistir a partir da sua muralha.
